- nauta
- Posts
- A Internet Está a Morrer...
A Internet Está a Morrer...
11 de Maio de 2024
Bom dia, coisinha sexy!
Esta é a 30.ª edição da nauta, quem diria?
É caso para dizer: 30 c*ralh*!
Massas e massudos à parte, temos agora 236 leitores, 30 semanas depois do início deste projeto, após um crescimento de quase 70% na última semana. Portanto esta tem de ser a nossa melhor edição de sempre (até agora)!
Escrevemos sobre a Morte da Internet, sobre o estranho caso do investimento estrangeiro no futebol português, sobre as apostas dos políticos na economia e explicamos o que é o venture capital.
Tempo estimado de leitura: 20 minutos.
Vamos lá!
PSI 4,17% | STOXX600 2,85% | S&P500 1,27% | NASDAQ 0,48% |
EUR/USD 0,20% | GOLD 2,10% | OIL -0,23% | BITCOIN -3,82% |
AAPL 0,37% | EDP 10,14% | EDPR 9,77% | BCP 4,62% |
MERCADOS FINANCEIROS
Praça do Comércio
Sabemos que o nosso querido retângulo está na cauda da Europa, mas isso não significa que não seja fantástico! É que de vez em quando, sempre acontecem milagres…
Por exemplo, no dia 13 de Maio deu-se a primeira Aparição de Fátima. E esta noite, se tiveste sorte, conseguiste ver Auroras Boreais em Portugal. Se o céu noturno pintado de cor-de-rosa é tal qual um milagre, a nossa bolsa liderar em ganhos percentuais semanais também (ver acima).
Mas porque é que o PSI está tão verdinho?
Para além da melhor semana da bolsa europeia desde janeiro, o PSI beneficiou dos espetaculares resultados de duas das suas maiores empresas: EDP e EDP Renováveis. Apesar da elétrica anunciar uma redução no investimento até 2026, conquistou os investidores com resultados acima das expectativas (subida de 17% nos lucros do primeiro trimestre do ano) e uma nova estratégia mais focada na rentabilidade do que no volume.
Para além das EDPs, a rendibilidade dos bancos portugueses, entre os quais está o cotado BCP (que representa uma grande fatia do PSI), também supera a média da UE. E, como sabemos, em época de dividendos, todos os cêntimos contam!
E que o diga Warren Buffett, provavelmente o melhor investidor de sempre, que tem 190 mil milhões em “dinheiro” mas não sabe onde os meter (pode ser na nauta, nós aceitamos). O investidor está cauteloso, tendo reduzido a sua exposição à Apple… mesmo a tempo pois o novo anúncio ao iPad Pro não é bom agoiro (e já obrigou a empresa a pedir desculpa). Porém, Warren Buffett continua a ter a maior fatia dos seus investimentos na titã americana - na equipa que ganha não se faz substituições.
E por falar na equipa que ganha, se calhar o nosso PSI esteve tão verde esta semana em honra ao novo campeão nacional… mas não graças ao título! É que para além das 4 linhas, o Sporting é também campeão na bolsa com uma valorização de 34,6% das ações no último ano.
TECNOLOGIA
A Internet está morta. Vida longa à Internet!
Em 1990 um investigador do CERN inventou a chamada World Wide Web, o primeiro browser da internet. Em 1994, um jovem engenheiro eletrotécnico, transformado em vice-presidente de um fundo de investimentos lendário por ser pioneiro na análise quantitativa, depara-se com uma estatística interessante:
A internet estava a crescer 2300% a cada ano.
O jovem, Jeff Bezos, abandonou Wall Street para fundar a Amazon em Seattle, surfando a brutal onda de crescimento da internet para tornar a livraria online numa das maiores empresas da História.
Os paralelos entre a revolução da internet e a revolução da inteligência artificial (IA) são demasiados para enumerar. Mais relevante para nós é o que a IA está a fazer à internet: assassinato.
O que em tempos foi uma teoria da conspiração, ganhou dimensões reais com a explosão do ChatGPT e restantes “IAs”. É que a internet está a ficar saturada com conteúdo gerado por IAs e destinado a IAs. Aliás, há especialistas que sugerem que em 2026 cerca de 90% do conteúdo online será gerado por IAs.
Tal como a revolução industrial obrigou as empresas a adaptarem-se ao motor a vapor, a revolução das IAs obriga as gigantes tecnológicas a medidas drásticas – o TikTok, que luta legalmente contra o governo dos EUA, irá começar a rotular o conteúdo gerado via IA. Ironicamente, o mesmo TikTok está a explorar criar influencers “virtuais” (gerados via IA) para competir com os influencers humanos.
O próprio Google, o motor de busca que conquistou a internet, está agora à rasca para controlar o imparável fluxo de SPAM gerado pelas IAs. Reparaste que os resultados das tuas pesquisas estão cada vez piores? Foste tu e toda a gente, coisinha sexy!
Mas onde há sarilhos, também há oportunidades. A Perplexity, uma startup fundada em 2022, desenvolveu um novo tipo de motor de busca alimentado por uma IA de linguagem natural: o motor de respostas. O objetivo deles é destronar o Google e há quem veja mérito no seu timing – em janeiro deste ano conseguiram uma avaliação de 500 milhões de dólares depois do investimento do nosso Jeff Bezos e da Nvidia.
Aconteça o que acontecer, a empresa que salvar a internet do AIpocalipse será a vencedora desta revolução.
FUTEBOL
É o Lank de Vila Verde, Paris, Canadá
Vila Verde é uma encantadora vila bracarense situada no vale do rio Cávado. É conhecida pelos Lenços dos Namorados, pelo pudim abade de priscos… e por ser a terra do clube onde o cunhado da Paris Hilton se estreou no futebol profissional.
Curtis Reum estreou-se aos 45 anos no Lank FC Vilaverdense - União Torreense, jogo que ditou a descida da equipa da casa à terceira divisão nacional. Esta “jovem” promessa americana apenas tinha jogado futebol amador há 20 anos atrás, e foi lançado após uma “decisão difícil” do seu treinador. Mas Reum não vai desistir. É um venture capitalist* com um sonho, amigos (mais propriamente o dono da SAD), e com os cordões da bolsa abertos - quer investir e pôr o Lank FC Vilaverdense na primeira liga.
Mas espera, Lank? Vila Verde? Mas que clube é este? Pois bem, em 2020, os canadianos do Lank Football Group andavam à procura dum clube hospedeiro e encontraram-no, em Vila Verde. O grupo Lank apresenta-se como um parceiro para “colmatar as lacunas entre o futebol amador e profissional”. Há que lhes dar mérito: antes da aquisição, o Vilaverdense andava à deriva no futebol distrital de Braga.
Após a aquisição, vieram as subidas, mas também as (polémicas) mudanças - no nome do clube, nas cores, e no emblema. Os novos donos prometeram investir na formação e na melhoria do estádio local. No entanto, quem joga no estádio de Vila Verde é apenas a equipa feminina do Lank, pois a equipa principal masculina joga os jogos “em casa” em Coimbra, a quase 250 km de distância de casa.
Só o futuro dirá se o Lank FC irá voltar a reerguer-se (com ou sem empresários a experienciar crises de meia idade), ou se a história do Vilaverdense irá ser mais um caso falhado nos jogos de poder entres SADs e clubes, como foram exemplo o Belenenses, ou com o Vilafranquense.
O emblema do Lank foi (provavelmente) desenhado no editor de clubes do PES 2006.
A ACONTECER
Escaladas Europeias - Edição Montenegro
O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, quer que Portugal seja um “contribuinte líquido” na União Europeia, ou seja, em vez de apenas receber apoios da UE, o país também contribuir significativamente para o orçamento comum.
Isto implica uma mudança de paradigma, em que Portugal terá de assumir um papel mais ativo no financiamento de projetos e iniciativas em toda a União Europeia. Para alcançar esse objetivo, Montenegro destacou a importância de investimentos “ajuizados” e uma gestão eficiente dos recursos disponíveis, visando sair da condição de país de coesão para integrar o “pelotão da frente” europeu.
Contudo, o recente governo propôs uma nova tabela de IRS, onde o último escalão mantém taxas elevadas, destacando-se Portugal como um dos países da UE com maior tributação sobre o trabalho. Enquanto Montenegro aponta para uma gestão eficiente dos fundos europeus, a realidade fiscal nacional mostra um desafio adicional: como atrair e reter talentos num país onde os impostos sobre o rendimento do trabalho ainda pesam bastante no bolso?
Parece que o Sr. Luís está a tentar escalar este “Montenegro”, afinal, com um nome assim, quem melhor para liderar esta missão.
Das 50 sombras de Orange ao dinheiro de Biden
Tal como Montenegro, o Presidente dos EUA procura galvanizar a economia de um battleground state a caminho das eleições presidenciais americanas, tentado suceder onde Trump falhou.
Joe Biden apresentou o novo centro de dados da Microsoft em Wisconsin no valor de 3,3 mil milhões de dólares, no local onde um investimento anterior da Foxconn apoiado por Trump falhou.
Apesar de a Foxconn ser a maior produtora de eletrónica do mundo, sediada em Taiwan, viu-se obrigada a reduzir drasticamente os seus planos e acabou mesmo por quase abandoná-los com um “desconto de 4 dedos” no investimento inicial de 10 mil milhões de dólares para 672 milhões de dólares.
A nova promessa contrasta com investimentos anteriores cancelados, com a Microsoft a prometer um investimento sólido de 3,3 mil milhões de dólares e a criação de 2000 postos de emprego permanentes e uma especial atenção à formação para a revolução da IA.
Sendo a Microsoft uma empresa americana que está a apostar na criação de empregos, o tempo nos dirá se desta vez a oitava wonder terá a capacidade de cumprir promessas!
Rapidinhas
O reembolso de propinas apenas estará disponível para os jovens que não entreguem o IRS com os pais.
Houve um aumento alarmante de despedimentos coletivos: duplicaram desde o início de 2024.
A Águas de Portugal pagou um dividendo extraordinário de 100 milhões de euros, exigido por Fernando Medina, que contribuiu para o excedente orçamental verificado em 2023.
Também a NAV e a Casa das Moedas contribuíram para a redução da dívida pública com dividendos extraordinários.
Sabes quando é que ganha um político em Portugal? Entre os 4302 euros (deputados em regime de exclusividade) e os 9833 euros (Presidente da República).
Segundo dados do CEO Survey 2024, da PwC, a maioria dos CEOs antecipa uma contração da economia portuguesa e global no próximo ano. 73% dos CEO acreditam na viabilidade do seus negócios a longo prazo.
Foi detetado um erro no implante cerebral Neuralink, implantado pela primeira vez num paciente humano em Janeiro.
NAUTA DA SEMANA
Logoplaste
Filipe de Botton, presidente da Logoplaste, liderou um investimento de 2,3 milhões de euros na Muppy, uma startup espanhola focada em soluções de alojamento flexível. A empresa espanhola procura expandir-se no mercado de arrendamento flexível na Península Ibérica, oferecendo opções mais acessíveis em Espanha e Portugal.
O que é a Logoplaste?
Trata-se de uma empresa portuguesa, sediada em Cascais, responsável pela gestão de 63 fábricas que produzem recipientes plásticos rígidos, tendo sido pioneira na Europa em produção interna, com o conceito "Hole in the Wall".
Como está a crescer a Muppy e como pode beneficiar Portugal?
Com uma plataforma online alimentada por inteligência artificial, a Muppy oferece quartos totalmente equipados em áreas centrais de cidades, com serviços compreendidos numa única fatura. Com uma carteira inicial de 500 quartos avaliados em mais de 75 milhões de euros e mais de 3000 clientes, a startup busca suplementar a procura por habitação de qualidade a preços acessíveis.
RECOMENDAÇÃO
Para que serve a matemática?
Jim Simons morreu nesta sexta-feira. Nesta edição já escrevemos sobre investidores lendários e fundos de investimento de análise quantitativa também eles lendários…
Mas não há ninguém que melhor tenha combinado os dois campos do que o matemático (como ele preferia ser conhecido) Jim Simons. Doutorado em Matemática, Jim Simons contribuiu para o desenvolvimento da Teoria das Cordas e para a criptografia (tendo sido despedido da NSA após opor-se publicamente contra a guerra no Vietnam).
Mais tarde fundou a Renaissance Technologies, fundo de investimento que conquistou Wall Street (com retornos anuais de 66%) através de análise estatística e deteção de anomalias matemáticas na bolsa.
Naturalmente tímido, não há muitas entrevistas a Jim Simons na internet. Porém o nosso estagiário cromo sabe de uma com cerca de 1 hora, disponível no YouTube, e que melhor maneira de celebrar a sua vida?
ABC DO DINHEIRO
Capital de Risco
O capital de risco (venture capital) envolve investidores que financiam startups ou empresas emergentes em troca de uma participação. Eles assumem alto risco em troca de potenciais retornos elevados. Por exemplo, um investidor de capital de risco pode investir numa startup de tecnologia promissora, como o caso da Sequoia Capital que investiu 21 milhões de dólares na Google em 1999, em troca de uma participação significativa. Quando a Google cresceu e tornou-se uma das empresas de tecnologia mais bem-sucedidas do mundo, o investimento da Sequoia transformou-se num sucesso multimilionário, demonstrando a natureza de alto risco e alto retorno do capital de risco.
Na despedida desta semana queremos, mais uma vez, agradecer-te a ti! Crescemos 70% numa semana! Não seria possível sem o teu apoio, coisinha sexy! Queremos também mandar um abraço de apoio aos nossos camaradas em Rio Grande do Sul! Se quiseres (e puderes) contribuir com donativos, descobre aqui como podes fazê-lo.
Qualquer feedback construtivo é muito bem vindo em [email protected]!
Memes
As cotações apresentam os resultados semanais dos ativos referenciados. As quatro primeiras são índices que combinam os desempenhos de conjuntos de empresas. O PSI é o índice português, o STOXX600 é o índice das 600 maiores empresas europeias, o S&P500 e o NASDAQ são ambos dos EUA. As seguintes quatro são mercadorias e moedas. EUR/USD é o câmbio entre o euro e o dólar americano, gold é ouro, oil é petróleo bruto e bitcoin é a mais popular criptomoeda (em euros).
As quatro últimas são ações de empresas que tiveram desempenhos notáveis durante a semana. Nesta semana temos AAPL para a Apple, EDP e EDPR para a EDP e EDP Renováveis (respetivamente) e BCP para o Banco Comercial Português.
A nauta é um boletim informativo semanal sobre a atualidade económica, financeira e empresarial, escrita em língua portuguesa. Não é jornalismo nem consultoria financeira, mas uma oportunidade para aprofundares os teus conhecimentos nestes temas e acompanhares o essencial do mundo dos negócios e mercados financeiros.
Escrita por João Ornelas Raínho, Mário de Pinto Balsemão e Nuno Martins.