- nauta
- Posts
- Mas afinal o que é a Bitcoin?
Mas afinal o que é a Bitcoin?
23 de Março
Bom dia, coisinha sexy!
Esta semana explicamos a bitcoin, escrevemos sobre indicadores económicos surreais, falamos sobre a primeira habitação construída via impressão 3D em Portugal e sobre as direções opostas das economias da Suíça e do Japão.
Tempo estimado de leitura: 16 minutos.
Vamos lá!
Cotações & Ganha-pão
PSI 1,38% | STOXX600 1,00% | S&P500 1,45% | NASDAQ 1,58%
EUR/USD -0,10% | GOLD 0,77% | OIL -0,14% | BITCOIN -4,17%
MU 13,84% | CTT 16,88% | BCP 5,67% | AAPL -1,89%
MERCADOS FINANCEIROS
Praça do Comércio
É primavera, os pássaros fazem belíssimos musicais e as primeiras flores decoram as paisagens. O nosso querido PSI seguiu o exemplo e desabrochou ao fim de várias semanas em queda, tendo aquela que foi a melhor semana desde o início de janeiro. O catalisador? Os CTT, que tiveram em 2023 lucros 66% superiores aos de 2022, provocando uma subida de 16,88% nas ações dos correios.
Mas a primavera da bolsa portuguesa não se fica pelas caixas de correio, pois também as papeleiras Altri e Navigator tiveram bons desempenhos. Aliás a Navigator anunciou uma OPA (Oferta Pública de Aquisição*) à britânica Accrol, avaliando a empresa de tissue em 149 milhões de euros. Também o BCP carregou a bolsa, após intensificações dos rumores de uma possível venda da participação da Fosun, um fundo chinês, e de uma futura OPA ao banco.
Os tons primaveris cobrem também as bolsas europeias - o STOXX600 está ao rubro alcançando a 9 semana consecutiva de ganhos, a maior série desde 2012. Também na América os mercados tiveram uma semana verdinha, com o S&P500 a ter o melhor desempenho semanal do ano. Isto depois da Reserva Federal manter os juros como estão e prever 3 cortes dos juros em 2024, telegrafando aos investidores que o pior já passou.
Mas nem tudo é um mar de rosas em tempos de euforia e não podíamos deixar de escrever sobre o IPO do Reddit (com ticker RDDT). Para alguns, sinónimo de covil de cromos, o Reddit, que já é maior de idade, entrou para a bolsa com uma avaliação de 6,4 mil milhões de dólares. Se no primeiro dia as ações dispararam 48%, na sexta-feira escorregaram cerca de 9%.
Ficarão por aí? Ninguém sabe, mas o consenso no r/wallstreetbets, comunidade que elevou a fama do Reddit durante o evento Gamestop, é que a rede social está condenada a fracassar. Irónico. Teremos de esperar para ver, as opções (principais ativos negociados pela comunidade) só ficarão disponíveis na segunda-feira.
CRIPTOMOEDAS
O que é a Bitcoin?
Eles olham para a direita e pisca pisca, eles olham para a esquerda… e a bitcoin bate um novo recorde. Mas o que é a bitcoin e porque vale quase 60 mil euros?
Bitcoin, abreviada como BTC ou representada com o símbolo ₿, é a primeira criptomoeda descentralizada.
Como surgiu? A ideia de moedas 100% digitais já é antiga, mas tinha um problema fundamental: pessoas com más intenções podiam gastar a mesma moeda 2 vezes. A única maneira de impedir isso era através de um intermediário centralizado, à semelhança do que acontece no mundo real.
Isto, claro, até aparecer Satoshi Nakamoto e publicar um artigo que deu a conhecer ao mundo um sistema monetário eletrónico verificado por múltiplos pares, introduzindo a descentralização.
Resumidamente: quando se faz uma transação com bitcoin, uma rede descentralizada de computadores trabalha em conjunto para a verificar, guardando-a num registo público acessível a todos (a chamada blockchain). Isto permite futuras transações com a mesma bitcoin.
A verificação de transações requer poder computacional e eletricidade, pelo que foi introduzida uma recompensa, na forma de… (sim, adivinhaste) BITCOIN! Minar bitcoins é, na realidade, a manutenção das transações em cadeia. Todas as bitcoins que existem foram minadas.
E o que é esse tal de Halving? Metadização Redução para metade é quando a recompensa por manter as transações é reduzida para metade, o que acontece aproximadamente de 4 em 4 anos.
Até hoje ocorreram 3 eventos de halving e após cada um o valor da bitcoin disparou. Porquê? Porque para além da publicidade que o evento atrai, o halving introduz escassez de bitcoins no sistema, imediatamente valorizando as bitcoins já em circulação.
Mas isso não é tudo um esquema? Em linhas gerais, todas as moedas em circulação são de uma forma ou outra um “esquema”. É claro, o euro tem a economia da UE como argumento e o dólar tem não só a economia dos EUA como todo o seu poderio militar. A verdade é que para o bem ou para o mal, a bitcoin tem valor porque as pessoas acreditam que a bitcoin tem valor.
Ronda bónus: estás curioso com o japonês, não é? Quem é Satoshi Nakamoto? Bem, a única resposta válida a isso é: ninguém sabe!
ECONOMIA
Se vires um jacaré morto de cabelo curto, estamos lixados!
Já aqui várias vezes falámos de indicadores, tais como o PIB e a paridade do poder de compra. Mas apostamos que ainda não ouviste falar destes indicadores económicos, digamos, alternativos:
Indicador de cadáveres não reclamados: este sombrio indicador diz-nos que, em período de recessão, aumenta o número de cadáveres não reclamados pelos membros da família. Porquê? Para não pagar os custos de um funeral. Podes pensar que isto é treta, mas isto verificou-se em 2009 em algumas cidades dos EUA.
Indicador da população de jacarés: Este tem uma explicação simples, mas não menos deprimente. Em tempos de dificuldade financeira, as pessoas procuram menos artigos de luxo feitos com pele de jacaré. O resultado é um aumento da população destes animais.
Indicador do corte de cabelo: Estás a notar que as mulheres tendem a usar cortes de cabelo mais curtos? Então agarra-te às poupanças! Este indicador relaciona menos idas ao cabeleireiro e a opção por cortes de cabelo mais curtos com más perspetivas económicas.
Existem muitos outros indicadores económicos alternativos dos quais não temos espaço para falar como o indicador armas-por-caviar, e o indicador do primeiro encontro.
A ACONTECER
Vamos jogar aos Monopólios!
O Departamento de Justiça dos EUA está a acusar a Apple de manter um monopólio no mercado dos smartphones.
O processo sugere que a gigante americana força os consumidores a comprar cada vez mais produtos do universo Apple através de medidas como bloquear certas apps de rivais e de dificultar a conexão de produtos Apple como iPhones e Apple Watches com produtos lançados pela concorrência.
A empresa liderada por Tim Cook já prometeu contestar estas acusações. O que não vai deixar os reguladores americanos nada contentes, são os rumores da parceria entre a Apple e a Google, para integrar a inteligência artifical Google Gemini nos iPhones.
Quando o Dinheiro Dança: Suíça dá Desconto e Japão Mexe os Pauzinhos
Na Suíça, o Banco Central cortou as taxas de juros para 1,5%, como resposta a uma inflação moderada de apenas 1,2% em fevereiro, sendo ainda antecipadas mais duas reduções este ano.
Enquanto isso, na terra do sol nascente, o Banco Central do Japão decidiu abandonar a sua experiência com taxas negativas, estimulado pelo substancial aumento salarial de 3,7%.
Este movimento implica que salários mais altos podem impulsionar o crescimento do consumo doméstico, ou seja, mais dinheiro no bolso encorajará as pessoas a terem mais gastos, alimentando a inflação e eliminando a necessidade das taxas de juro negativas. Curiosamente, a Suíça parece estar a seguir os passos do Japão, embora com um pequeno atraso (possivelmente devido ao fuso horário). Independentemente, esta estratégia marcará uma mudança significativa após 17 anos na tentativa japonesa de revitalizar a quarta maior economia do mundo.
Diga 1, DIGA 1 ALOJAMENTO ACESSÍVEL EM PORTUGAL!?
A Havelar, empresa vilacondense, inaugurou a primeira casa impressa em 3D em Portugal, prometendo solucionar a crise habitacional. Com construção oito vezes mais rápida e três vezes mais barata, um T2 custa 150 mil euros. Fundada por Patrick Eichiner, Rodrigo Vilas-Boas e José Maria Ferreira, a empresa visa revolucionar a construção, imprimindo paredes de betão em apenas 18 horas. Planos futuros incluem parcerias para projetos residenciais maiores e pesquisa de materiais sustentáveis para enfrentar desafios ambientais.
Rapidinhas
Diga uma entidade que fiscalize os fundos europeus! Na verdade, são dez em Portugal.
A agência de ratings Fitch manteve o rating de Portugal como A-.
Os números divulgados pelo INE revelam que o grande aumento da inflação foi a principal causa da redução do défice público.
A França está a preparar medidas inéditas contra o negócio de fast fashion: introduzir uma taxa ambiental a artigos de baixo custo e a proibição de publicidade a têxteis baratos.
A União Europeia está a planear tributar as importações de cereais da Rússia e da Bieorrússia, de modo a proteger o mercado interno.
A empresa alemã de calçado Birkenstock vai criar uma fábrica em Arouca que vai empregar 600 pessoas.
A Unilever pretende vender as marcas de gelados Ben&Jerry's e Magnum (o que pode indicar o fim dos gelados Olá). 🫠
NAUTA DA SEMANA
UpHill
A UpHill Health acaba de receber um impulso financeiro de 7 milhões de euros. Com um novo grupo de investidores, incluindo nomes como Explorer Investments, Redstone, Brighteye Ventures e Maze, a startup está pronta para expandir suas operações para Espanha e Reino Unido.
O que é a UpHill Health? É uma empresa que desenvolve um planeamento integrado e automatizado de tratamento e acompanhamento para cada paciente.
Mas o que é que fazem mesmo?? Por exemplo, durante a pandemia de COVID-19, a UpHill Health e a Direção-Geral da Saúde de Portugal lançaram uma plataforma digital (UpHill Route) para melhorar a autogestão no país. Essa plataforma forneceu informações personalizadas e cientificamente precisas sobre a COVID-19, alcançando mais de um milhão de visitas em seis meses.
O que pretendem? Otimizar a eficiência médica e aprimorar os resultados clínicos. Evidências apontam uma redução de até 65% nas readmissões hospitalares, além da automatização de tarefas que economizam até um dia de trabalho por mês para cada profissional.
Este investimento expandirá mercados e reforçará o compromisso da empresa com a transformação do setor de saúde, evidenciado por rondas de financiamento anteriores, incluindo 3,5 milhões de euros em 2021 e 1 milhão de euros em 2020 para um projeto de IA no âmbito do programa Portugal 2020.
RECOMENDAÇÃO
Como funciona a Bitcoin?
Gostaste de finalmente perceber o que raio é a bitcoin? Queres saber mais sobre como funciona? Ora, não precisas de dizer mais. Aqui fica um artigo introdutório a explicar o seu funcionamento, um bom primeiro passo para entrares no mundo das maravilhas… ou dos esquemas em pirâmide, dependendo de a quem fazes a pergunta. Tendo isso em conta, olho no fogão!
ABC DO DINHEIRO
Oferta Pública de Aquisição
Uma oferta pública de aquisição (OPA) dá-se quando uma entidade expressa a intenção de adquirir a totalidade das ações de uma empresa cotada em bolsa, pagando um preço fixo por ação. Podes pensar numa OPA como o contrário de uma oferta pública inicial (“IPO em inglês”). Enquanto a IPO é a entrada de uma empresa no mercado, a OPA pode ser vista como a saída de uma empresa da esfera pública, voltando a ser totalmente privada.
Na despedida desta semana, que é também a muito aguardada entrada na primavera, lembra-te de que a escassez aumenta o valor dos bens. É por isso que escrevemos só uma nauta por semana, para ser ainda mais apetitosa. E definitivamente não é porque temos falta de mão de obra!
Memes (Finalmente, não é?)
As cotações apresentam os resultados semanais dos ativos referenciados. As quatro primeiras são índices que combinam os desempenhos de conjuntos de empresas. O PSI é o índice português, o STOXX600 é o indíce das 600 maiores empresas europeias, o S&P500 e o NASDAQ são ambos dos EUA. As seguintes quatro são mercadorias e moedas. EUR/USD é o câmbio entre o euro e o dólar americano, gold é ouro, oil é petróleo bruto e bitcoin é a mais popular criptomoeda (em euros).
As quatro últimas são ações de empresas que tiveram desempenhos notáveis durante a semana. Nesta semana temos MU para a Micron Technologies, CTT para os CTT (duh), BCP para o BCP e AAPL para a Apple.
A nauta é um boletim informativo semanal sobre a atualidade económica, financeira e empresarial, escrita em língua portuguesa. Não é jornalismo nem consultoria financeira, mas uma oportunidade para aprofundares os teus conhecimentos nestes temas e acompanhares o essencial do mundo dos negócios e mercados financeiros.
Escrita por João Ornelas Raínho, Mário de Pinto Balsemão e Nuno Martins.