- nauta
- Posts
- A Primeira
A Primeira
Bom dia, coisinha sexy!
Cerca de 4 meses depois do lançamento, a nossa nauta passa finalmente de protótipo a produto. Adeus emails com PDFs anexados, não teremos saudades e sabemos que tu também não!
Nesta primeira edição escrevemos sobre o preço da maternidade, revelamos o masterplan do CEO da OpenAI, discutimos o crescimento das economias no último trimestre, ajudamos-te a encontrar empresa de tamanho ideal para ti (sim, o tamanho importa mesmo) e no final temos não 1, não 2, mas sim 3 memes para ti!
Vamos lá!
Praça do Comércio
Ah, o dia dos namorados, a desculpa perfeita para comer chocolate. Comprometidos ou solteiros, para aquecer a temperatura ou para suavizar as mágoas… chocolates calham sempre bem.
A não ser que tenhas ações da Hershey’s, é que o banco Morgan Stanley acredita que a empresa está exposta ao preço do cacau. Com o preço do cacau a aumentar, as grandes confeiteiras têm um risco elevado de ficar com margens de caca.
É claro, quaisquer aumentos dos custos das empresas serão eventualmente teletransportados para a carteira dos consumidores. Portanto não é de estranhar que a inflação continue a aumentar. Aliás, nos EUA a persistência da inflação preocupa a Reserva Federal que por sua vez preocupa os investidores. Consequentemente, os mercados americanos tombaram nesta semana.
Isso, no entanto, não foi suficiente para impedir que a NVIDIA, estrela de 2023, continue a galopar o seu hype de chips para IA. A empresa tornou-se a terceira mais valiosa de Wall Street, ultrapassando a Alphabet.
A bitcoin ultrapassou os 50 mil dólares pela primeira vez desde 2021. Esperem até alguém inventar bit-cacau… Não? Pá, não podem ser todas piadas boas. Mas já que estamos a falar de coisas que não existem, a Disney e a Epic Games vão alargar a sua parceria para construir um universo de entretenimento com a infraestrutura do Fortnite.
Aqui em Portugal, as coisas estão mais calmas. Estamos todos com os pés bem na terra, ao contrário do nosso querido índice bolsista, PSI, que subiu esta semana 0,79% depois de uma sexta-feira carregado pelas papeleiras, Galp e BCP, alcançando a segunda melhor sessão do ano, até agora.
O Preço da Maternidade
Na primeira edição da nauta, há 4 meses, demos destaque a Claudia Goldin então galardoada com o Nobel da Economia de 2023. Como na altura os nossos leitores eram menos de metade do que são agora, vamos relembrar.
Claudia Goldin venceu o Nobel da Economia, a primeira mulher a fazê-lo sozinha desde que o prémio existe, porque “revelou uma peça importante do puzzle que pretende explicar as persistentes disparidades salariais entre homens e mulheres: um fator crucial nesta equação é a fase da vida em que as mulheres têm de tomar decisões cruciais sobre a sua carreira, tais como a maternidade.”
Qual é então o peso da maternidade nas disparidades salariais? Bem, Goldin mostrou que “a maior parte desta disparidade de rendimentos manifesta-se agora entre mulheres da mesma profissão, predominantemente após o nascimento do primeiro filho.”
Ora esta semana, o Expresso avançou que “em Portugal, as mulheres tendem a manter o seu vencimento após serem mães enquanto os homens o aumentam 15% em média”, de acordo com um estudo do projeto MERIT do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto. Portanto, há um preço da maternidade, em inglês: child penalty.
O preço da maternidade em Portugal é cerca de metade da média Europeia, mas ainda há um longo caminho a percorrer. A Noruega e a Suécia, por exemplo, têm penalties de 3 e 9%, respetivamente. Podem parecer baixos, mas pensa só no que a inflação a 3% faz às tuas poupanças no fim do mês e agora imagina isso com os custos extra de uma criança.
Felizmente, as outras tendências identificadas por Goldin, tais como o efeito das escolhas profissionais nas disparidades salariais entre géneros estão a inverter-se: em 2023 as suecas conseguiram 50% mais retornos que os suecos em investimentos nos mercados bolsistas.
Talvez o próximo grande filme de Wall Street seja protagonizado por uma Alicia Vikander em vez de um Leonardo DiCaprio. Idealmente num mundo sem preços de maternidade.
Para o CEO da OpenAI, o Céu não é o Limite
AI se ele cai. Sam Altman procura 7 biliões de dólares para renovar a indústria dos chips de IA.
Já em edições anteriores falámos de Sam Altman, o visionário carismático por detrás da OpenAI e oráculo da inteligência artificial. Após ter sido corrido da OpenAI através dum coup d’état e de ter regressado tipo Rocky II, Altman virou as suas atenções para um novo objetivo: revolucionar o mercado de produção de semicondutores.
Para isso, ele pede a módica quantia de 7 biliões (milhões de milhões) de dólares. Baratucho, então.
Pondo em perspetiva, 7 biliões (que por alguma absurda razão são trillions, para os bifes) é equivalente ao dobro do PIB anual do Reino Unido. Se Sam Altman fosse uma economia, passaria a ser destacadamente a terceira maior do mundo, apenas atrás da China e dos EUA.
O que nos leva à questão: “mas que raio quer Sam Altman fazer com tanto dinheiro?”. Por poucas palavras, rivalizar com a NVIDIA e acelerar drasticamente a produção de semicondutores, por forma a dar resposta à procura da OpenAI, Microsoft, Google e outras gigantes de IA.
Para financiar esta empreitada, Sam Altman entrou em conversações com investidores dos Emirados Árabes Unidos, empresários japoneses e representantes da taiwanesa TSMC, atualmente a maior produtora de chips.
Uma pista fundamental para compreender o que leva Altman a pedir 7 biliões de euros para competir numa indústria avaliada atualmente em 527 mil milhões é o seu manuscrito “A Moore’s Law For Everything”. Nele, Altman revela a sua visão utópica para a IA, a economia e a sociedade no futuro próximo, inspirada na Lei de Moore - lei empírica que observa que o número de transístores num circuito integrado duplica a cada dois anos.
A Acontecer
Economia ou Astrologia?
A União Europeia mostrou-se mais pessimista que o Governo Português: prevê um crescimento de 1,2% para a economia portuguesa em 2024, abaixo da previsão do Governo (1,5%).
Diz a Comissão Europeia que “a fraca procura por parte dos principais parceiros comerciais” leva a prever “que o crescimento económico permaneça moderado no início de 2024 e só aumente gradualmente depois“.
Esta previsão iguala a do Banco de Portugal. Ainda assim, a CE sublinha que Portugal está a crescer e que “vemos um sólido crescimento do emprego” - aliás, o nosso salário bruto médio ultrapassou pela primeira vez o patamar dos 1500€.
Pessimismo Europeu - Atirar Lenha para a Fogueira
A Comissão Europeia baixou as expetativas de crescimento da Zona Euro para 0,8% em 2024, culpando um desempenho das economias europeias no ano de 2023 mais lento que o trânsito de Lisboa em hora de ponta.
Enquanto isso, o PIB da UE subiu 0,5% em 2023, com Portugal a ganhar o prémio de segundo lugar no último trimestre. A inflação prevista é de 2,7% em 2024 e 2,2% em 2025 - suficiente para dar calafrios aos bancários centrais.
Volta ao Mundo - Ainda Mais Lenha para a Fogueira
Fora da UE, as notícias são mais desanimadoras. O Reino Unido entrou oficialmente em recessão no final de 2023, com uma quebra de 0,3% no PIB.
Mas os britânicos não estão sozinhos: também o Japão entrou inesperadamente em recessão, quebrando 0,4% no último trimestre, e sendo ultrapassado pela Alemanha, que é agora a 3ª maior economia mundial (pelo menos até o CEO da OpenAI fundar o seu próprio país).
Rapidinhas
Portugal emitiu 800 milhões de euros em obrigações do Tesouro com uma yield* de 3,2% a 10 anos.
José Neves demitiu-se da Farfetch, empresa que foi comprada pela Coupang e que vai começar um processo de despedimento coletivo. Em Portugal podem ser despedidos até 1000 trabalhadores.
As reservas financeiras russas estão a diminuir, mas a rede de segurança fiscal pode durar anos, mesmo com a queda do preço do petróleo.
Aposta na IA, por parte de gigantes tecnológicas como Microsoft, Snap, eBay e PayPal, já causou o desaparecimento de 34 mil empregos.
O novo produto da OpenAI, Sora, transforma texto em vídeo. Os vídeos mostrados até agora são surpreendentemente realísticos e espalharam-se instantaneamente na internet.
Nauta da Semana
Das Faturas ao Bacalhau - InvoiceXpress Adquirida por Gigante Norueguesa
A aquisição da InvoiceXpress pela gigante norueguesa Visma é mais uma prova de que Portugal está a tornar-se um hotspot para a inovação tecnológica – ou talvez seja apenas uma obsessão saudável com bacalhau e bom software.
Imagina só, o Rui Pedro Alves, lá em 2007, frustrado com faturas em papel, decide criar o seu próprio software permitindo aos negócios automatizar a emissão da faturas. Agora em 2024, a InvoiceXpress é um sucesso e por isso é comprada pela Visma, que já havia adquirido em 2023 a Moloni, também ela uma empresa de software de faturação, tendo até nesse mesmo ano aberto um centro tecnológico no Porto. Parece que eles gostaram mesmo do tempero português!
Com certificação da Autoridade Tributária e uma carteira de 12 mil clientes, a InvoiceXpress, tornou-se uma peça fundamental no mundo digital empresarial. E com o apoio da Visma, cuja faturação chegou aos 2,4 mil milhões no ano passado, o futuro parece tão brilhante quanto o bacalhau à Brás da dona Maria.
Recomendação
Qual o tamanho ideal de uma empresa para ti?
Esta semana voltamos a recomendar um artigo da Harvard Business Review, mesmo a tempo para quem está a flutuar pelo mercado de trabalho. Como somos amigos, aqui fica a ideia geral!
Há empresas pequenas, médias e grandes. Todas com as suas vantagens e desvantagens. O mais importante és tu! Vamos lá ver:
Preferes equipas pequenas e chill ou hierarquias bem definidas?
Preferes aprender enquanto executas ou ter formação?
Procuras uma experiência mais abrangente ou mais especializada?
Preferes ter envolvência e influência em vários aspetos do negócio ou uma função bem definida e responsabilidades claramente delimitadas?
Procuras recompensas mesmo que arriscadas ou preferes estabilidade?
Se escolheste maioritariamente as opções antes do “ou” então a empresa ideal para ti deverá ser pequena (como uma start-up). Se escolheste principalmente o que vem depois do “ou”, a empresa deverá ser grande (como uma empresa cotada em bolsa, por exemplo). Se não há um padrão, deverá ser uma empresa média. Se estás à procura de trabalho, boa caça!
ABC DO DINHEIRO - YIELD
No contexto financeiro, "yield" refere-se ao rendimento gerado por um investimento durante um período específico, normalmente expresso como uma percentagem do custo ou do valor atual do investimento. Indica o retorno que um investidor está a obter do seu investimento.
Mensagem para ti, Coisinha Sexy
Como podes imaginar, curar informação durante a semana e escrever às sextas-feiras e sábados nem sempre é fácil. Dizem que quem corre por gosto não se cansa. Não é verdade. A verdade é que quem corre por gosto continua a correr, apesar do cansaço.
Nestas nossas maratonas, o teu apoio tem sido incrível. Seja através dos conselhos e feedback construtivo ou simplesmente quando tu ris das nossas piadas. É muito mais fácil correr com uma audiência assim, sua coisinha sexy.
Por isso, ao nos despedir-mos desta semana, queremos deixar um pequeno agradecimento a ti, leitor da nauta. Estejas connosco desde o início ou há uma semana, o mais importante é que encontres valor no nosso trabalho e, como os resultados ao questionário da validação da nauta mostram, o mais provável é que sim! A nossa solução para o problema que identificamos em outubro está validada, graças à tua ajuda.
Resta-nos trabalhar para levar a solução a mais pessoas, sempre com a mesma mentalidade: leitores primeiro!
Chega de conversa de chacha: “onde ******* estão os memes!?”
Aqui:
Memes (Finalmente)
A nauta é uma newsletter semanal sobre a atualidade económica, financeira e empresarial, escrita em língua portuguesa. Não é jornalismo nem consultoria financeira, mas uma oportunidade para aprofundares os teus conhecimentos nestes temas e acompanhares o essencial do mundo dos negócios e mercados financeiros. Algumas das antigas funcionalidades ainda não estão implementadas.
Escrita por João Ornelas Raínho, Mário de Pinto Balsemão e Nuno Martins.