- nauta
- Posts
- Turbulência na Energia Eólica
Turbulência na Energia Eólica
13 de Abril
Bom dia, coisinha sexy!
Em abril, águas mil… Pelo menos é o que costumam dizer, mas neste fim de semana as temperaturas vão andar no roça roça com os 27ºC, mesmo a pedir uma mini enquanto lês esta nossa edição. Viva à primavera!
Para acompanhar a tua mini temos uma análise ao sector das turbinas eólicas, uma explicação do que é o IRC e o primeiro avião desenhado e construído em Portugal.
Tempo estimado de leitura: 18 minutos.
Vamos lá!
Cotações & Ganha-pão
PSI 2,00% | STOXX600 -0,33% | S&P500 -1,60% | NASDAQ -0,58%
EUR/USD -1,75% | GOLD -0,17% | OIL 0,083% | BITCOIN -6,63%
AAPL 4,37% | JPM -7,45% | EDP 2,76% | EGL -5,16%
MERCADOS FINANCEIROS
Praça do Comércio
Hmm… PSI a verde com os mercados europeus e americanos a vermelho? Algo errado não está certo…
Que o nosso mercado bolsista PSI anda do avesso, isso já todos sabemos. Agora explicar como é que tem a segunda melhor semana do ano no meio das escorregadelas de todos os outros mercados internacionais: ora isto é que vai pr’a aqui uma açorda hein!
Resumindo, o caos geopolítico aumenta a volatilidade dos mercados. Elevada volatilidade leva a elevada imprevisibilidade. Se o STOXX600, que reúne as maiores empresas europeias, já não estava nos seus melhores dias… o que dizer dos mercados americanos que só fecharam depois da notícia de que Israel prevê um ataque do Irão já neste final de semana?
Consequentemente, o aumento da tensão no Médio Oriente preocupou os investidores americanos que partiram para ativos mais seguros como o ouro, que bateu novo recorde.
Por falar em ouro, esta foi a semana em que os bancos americanos mostraram os seus resultados trimestrais e não é que andam à rasca? Apesar dos lucros, os resultados estão aquém das expetativas com o famoso JPMorgan a ter a pior reação em 15 anos. Aqui no nosso retângulo, o Banco de Portugal também apresentou resultados (de 2023) e não são animadores: prejuízos de mais de mil milhões de euros!
Se um banco central assusta, o outro anima - o Banco Central Europeu não faz alterações ao guião, pelo menos por agora, e deverá liderar a descida nos juros. Agradecemos todos.
SUSTENTABILIDADE
A turbulência na energia eólica
A energia eólica bate recordes de investimento, capacidade instalada, eletricidade produzida e de… prejuízo. Mas porquê?
Escrevemos na semana passada sobre os recordes que a energia renovável tem alcançado em Portugal. Mais, estes múltiplos recordes têm baixado os preços da energia em Portugal – atingimos até preços negativos com os produtores a pagarem para injetar eletricidade na rede. Bizarro? Nem por isso, é melhor do que alternativa – desligar as máquinas!
Para além da temporária abundância de energia, o sector das renováveis enfrenta outros desafios…
As quedas de empresas europeias líderes em energia eólica ao longo dos últimos 12 meses.
Nos últimos 12 meses, 3 das grandes bandeiras da indústria eólica europeia - a Siemens, a Ørsted e a Vestas, perderam em média 20% do seu valor nas respetivas bolsas. Isto apesar de a indústria ter batido recordes tanto de investimento (48 mil milhões de euros) como de nova capacidade instalada (17 gigawatts).
Porquê?
Siemens: as ações da Siemens Energy foram muito prejudicadas pela sua sucursal Siemens Gamesa, focada em energia eólica. Problemas técnicos com as turbinas, assim como a inflação, levaram a empresa a anunciar perdas na ordem dos mil milhões e a pedir resgate ao governo alemão.
Ørsted: a líder mundial em eólica offshore anunciou em novembro que as suas ambições de expansão nos EUA ficaram por terra, devido ao caos (e consequente subida de custos) na cadeia de produção das turbinas. O aumento dos juros também não ajuda e, infelizmente, as ambições da empresa têm sido consecutivamente reduzidas tendo a mesma abandonado um leilão aqui em Portugal.
Vestas: com disciplina exemplar, a Vestas conseguiu, até agora, evitar os problemas técnicos da Siemens Gamesa e ambição desmedida da Ørsted. No entanto, foi afetada pela turbulência da indústria. Os investidores reconhecem que a energia dos ventos está no centro de um ciclone.
EDP Renováveis: reduziu os lucros em metade, comparando 2023 com 2022. Um menor preço de venda e custos operacionais mais altos explicam o resultado menos positivo, apesar do aumento da geração de eletricidade. Mudar o nome não deve ajudar.
Resumindo, a rápida expansão das empresas eólicas provocou as chamadas “dores de crescimento”:
Falhas técnicas nas turbinas levam a baixa fiabilidade;
Juros elevados e inflação alta afundam os projetos mais arriscados;
Ineficiências operacionais e caos nas cadeias de produção atrasam novas instalações.
São tempos turbulentos para a indústria das turbinas eólicas. As empresas que sobreviverem ao furacão serão as vencedoras das próximas décadas.
ABC DO DINHEIRO - VERSÃO PLUS
Descomplicar o IRC
O novo Governo anunciou a intenção de baixar a taxa de IRC para as empresas - o que está a gerar discordância. É o mote perfeito para falarmos sobre este que é o principal imposto sobre as empresas.
O Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas é, em termos leigos, o equivalente para as empresas do IRS.
O IRC tributa os rendimentos (lucros) das empresas, através do apuramento da matéria coletável. Simplificando, o cálculo do IRC a pagar é feito através da seguinte fórmula:
Matéria coletável x Taxa de IRC
A matéria coletável é o montante resultante da dedução de prejuízos fiscais e benefícios fiscais ao lucro tributável (a diferença entre os rendimentos e os gastos da empresa - mais uma vez estamos a simplificar).
Em Portugal Continental , a taxa de IRC é de 21%. Nos Açores e na Madeira, a taxa é mais baixa - 14,7%. Existem ainda taxas especiais para PMEs e para empresas registadas na Zona Franca da Madeira.
Portanto, como é que as empresas pagam o IRC? As empresas pagam IRC de forma semelhante aos indivíduos. No entanto, em vez de retenções na fonte, as empresas fazem pagamentos por conta. Os pagamentos por conta são feitos 3 vezes ao ano, normalmente em julho, setembro e dezembro.
Os pagamentos por conta servem como um “adiantamento” das empresas, antes do ajuste de contas anual com o Estado. O ajuste de conta é feito através da Declaração Periódica de Rendimentos (Modelo 22).
Mas espera há mais! Se tiveres uma empresa que registou lucros acima dos 1.500.000€, esta estará sujeita a pagar Derrama Estadual ou Regional. Ah, e não te esqueças da Derrama Municipal!
A ACONTECER
Dos mares para os ares: LUS22
Já lá vão 6 a 7 séculos desde que os Portugueses desbravaram os oceanos, rumo a novos horizontes. Hoje, estamos às portas de ‘conquistar’ os céus, com a construção da primeira fábrica de aviões portuguesa em Ponte de Sor, Portalegre.
Com um investimento de aproximadamente 140 milhões de euros, esta iniciativa promete impulsionar a economia local, e consecutivamente, colocar Portugal no mapa da inovação aeronáutica mundial. A fábrica será não só um centro de produção, como também um epicentro de avanço tecnológico. Prevê-se a criação de mais de 500 empregos diretos e mais de 1.000 indiretos, gerando oportunidades económicas significativas para a região.
Com o lançamento dos protótipos do LUS 222 em 2026, Portugal parte para a corrida aeronáutica e inicia-se numa nova era de desenvolvimento industrial e científico. Este é um passo gigantesco para o país, demonstrando que o céu já não é o limite para a nossa ambição.
57 grandes poluentes: os poucos, os orgulhosos, os... problemáticos
Apenas 57 empresas de petróleo, gás, carvão e cimento são responsáveis por 80% das emissões de CO2 fóssil desde o acordo climático de Paris em 2016. Entre elas, gigantes como ExxonMobil, Shell e BP aumentaram sua produção após o acordo. O crescimento mais marcante veio dos produtores estatais asiáticos de carvão.
A pesquisa, que mudou a narrativa sobre a crise climática, atribui as emissões às empresas que lucram com a extração de combustíveis fósseis. O banco de dados foi atualizado, revelando comparações entre tendências históricas e recentes, destacando a urgência de ação para enfrentar os desafios climáticos.
Me manda um Pix?
Me manda um pix? Se segues tiktoks brasileiros provavelmente já ouviste falar do Pix, o sistema de pagamento instantâneo brasileiro que se tornou na forma mais popular de comprar caipirinhas e aulas de samba.
O que é o Pix? É um sistema de pagamento instantâneo, semelhante ao nosso MBWay. No entanto, ao contrário do MB Way, o Pix foi criado e é gerido pelo Banco Central do Brasil. Isto é importante, pois deu logo credibilidade a este sistema e obrigou os bancos comerciais a disponibilizarem este serviço aos seus clientes.
Tanto para compradores como para vendedores, o Pix é uma forma mais rápida e barata de transacionar, pois elimina a quantidade de intermediários no circuito de pagamento, e, consequentemente, o custo das transações. Este sucesso está a chamar a atenção de outros países, como a Itália, que já mostraram interesse em replicar o modelo internamente.
Rapidinhas
Em Portugal, 65% dos jovens até 30 anos recebem menos de 1000 euros líquidos.
A Luz Saúde vai mesmo voltar à bolsa com um aumento de capital de 100 milhões de euros.
O Grupo EDP teve o pior trimestre de sempre.
Iberdrola reduz projeto eólico no Tâmega para proteger o lobo ibérico.
A Comissão Europeia anunciou uma investigação aos fornecedores chineses de turbinas eólicas.
Empresas de IA à beira da escassez de dados, após “esgotarem a Internet" e começam a procurar por outras fontes de dados.
Cerca de 45% dos CEOs não acreditam que a empresa que lideram será viável daqui a uma década.
NAUTA(S) DA SEMANA
Os portugueses abaixo dos 30 que devias conhecer!
Chegar à Nauta da Semana é um miminho, mas ainda melhor é ser destacado na lista 30 under 30, da Forbes. Em 2024 foram destacados, não 1, mas 3 jovens empreendedores portugueses:
Pedro Braz, cofundador da HelpMeChoose, está entre os selecionados na categoria Finanças. A startup, incubada pela Uptec, analisa serviços financeiros internacionais, com clientes como Saxo Bank e a Wise, com objetivo de facilitar a comparação de serviços financeiros em todo o mundo e fornecer informações imparciais e personalizadas para investidores.
Na mesma categoria está Pedro Gomes, natural da Madeira e fundador da WalletConnect, uma plataforma que simplifica a interação entre carteiras móveis e aplicativos descentralizados na Web3. Com um protocolo amplamente adotado, a WalletConnect promove a interoperabilidade entre mais de 500 carteiras e 3.000 aplicações em mais de 150 cadeias blockchain. A empresa levantou 25 milhões de dólares de investidores como a Union Square Ventures e a Shopify.
Martim Perestrelo, cofundador da Tether EV, foi destacado na categoria Indústria. A empresa sedeada em Barcelona otimiza horários de carregamento de veículos elétricos, ao aprender sobre os padrões de carregamentos dos mesmos. Deste modo, a Tether EV consegue transformar EVs em soluções de armazenamento energético para a rede e promove a adoção de energias renováveis, reduzindo a dependência nos combustíveis fósseis. Desde 2022, já levantou cerca de 350 mil dólares de fundos de business angels.
RECOMENDAÇÃO
Zoning out: a arte de encontrar conforto no meio do caos
Em análise às jornadas diárias tumultuadas, este artigo do FT aborda como o quotidiano de trabalho pode consumir preciosos momentos da vida. Desde questões existenciais até a busca por pequenos prazeres, a comutação é uma viagem de introspeção urbana. Imagina-te preso no metro lotado na Trindade no Porto ou na Marquês de Pombal em Lisboa, ou nas carreiras do Funchal, lutando contra o desejo de tirar o smartphone do bolso. Hoje damos-te uma razão para o tirares, ao puderes ler sobre como encontrar conforto no trivial, zooning out em meio ao caos diário.
Na despedida desta semana, lembra-te de que é nos tempos mais turbulentos que se definem os derradeiros vencedores.
Memes
As cotações apresentam os resultados semanais dos ativos referenciados. As quatro primeiras são índices que combinam os desempenhos de conjuntos de empresas. O PSI é o índice português, o STOXX600 é o índice das 600 maiores empresas europeias, o S&P500 e o NASDAQ são ambos dos EUA. As seguintes quatro são mercadorias e moedas. EUR/USD é o câmbio entre o euro e o dólar americano, gold é ouro, oil é petróleo bruto e bitcoin é a mais popular criptomoeda (em euros).
As quatro últimas são ações de empresas que tiveram desempenhos notáveis durante a semana. Nesta semana temos AAPL para a Apple, JPM para o banco JPMorgan, EDP para a EDP e EGL para a Mota-Engil.
A nauta é um boletim informativo semanal sobre a atualidade económica, financeira e empresarial, escrita em língua portuguesa. Não é jornalismo nem consultoria financeira, mas uma oportunidade para aprofundares os teus conhecimentos nestes temas e acompanhares o essencial do mundo dos negócios e mercados financeiros.
Escrita por João Ornelas Raínho, Mário de Pinto Balsemão e Nuno Martins.