• nauta
  • Posts
  • Battle Royale da Inteligência Artificial

Battle Royale da Inteligência Artificial

18 de Maio de 2024

Bom dia, coisinha sexy!
Nesta semana escrevemos sobre corrida à supremacia tecnológica na Inteligência Artificial (AI), sobre o 1.º supercarro tuga e o regresso dos Meme Stocks.
Tempo estimado de leitura: 17 minutos.
Vamos lá!

PSI 0,37%

STOXX600 0,33%

S&P500 1,39%

NASDAQ 1,91%

EUR/USD 0,93%

GOLD 2,39%

OIL 2,43%

BITCOIN 6,74%

AAPL 2,35%

GOOG 6,94%

DUOL -4,81%

GME -15,55%

MERCADOS FINANCEIROS

Praça do Comércio

Esta semana terminou com a boa notícia de que a Moody’s, uma agência que classifica créditos e finanças, mantém a classificação “estável” atribuída ao nosso país em novembro do ano passado. Isto é bom porque não só significa que temos as contas “em dia”, mas também sinaliza a credores e investidores que Portugal é um porto seguro.

No entanto a própria Moody’s reconhece o risco de eleições antecipadas… é a Moody’s e somos todos nós, não é?

Quanto à nossa bolsa, a Sonaecom quintuplicou os lucros no primeiro trimestre, mas os principais movimentos da semana foram do BCP (+3,69%) e da Navigator (-6,46%). Já os mercados americanos estão outra vez a quebrar recordes, é só cowboyadas! Porém desta vez até há uma explicação – os resultados da inflação nos EUA foram mais baixos do que o esperado, a primeira vez desde setembro.

Mas o mais importante da semana foi o regresso dos Meme Stocks!

Imagina investir fortunas num curso para aprender a hipótese dos mercados eficientes, isto é: os preços dos ativos financeiros refletem toda a informação disponível sobre os mesmos.

E depois imagina que um utilizador da rede social X, antigo Twitter, publica um meme que faz investidores perderem cerca de mil milhões de dólares

É que o @TheRoaringKitty, também conhecido como u/DeepFuckingValue no reddit e Keith Gill na vida real, voltou a emergir no X, pela primeira vez desde 2021, com o seguinte meme:

É que nem é um meme assim tão bom…

Resta-nos relembrar que foi também Keith Gill quem iniciou involuntariamente o short squeeze* de 2021 à GameStop, após múltiplos posts no subreddit r/wallstreetbets e vídeos no YouTube onde justificava que a empresa estava a um preço baixo relativamente ao seu valor real.

Após um investimento de 53 mil dólares em 2019, eventualmente o r/wallstreetbets pegou fogo com a possibilidade de acontecer um short squeeze* às ações da GameStop, culminando com um movimento alimentado via memes em 2021. Aliás, os 53 mil dólares de Keith Gill chegaram a valer 50 milhões em janeiro de 2021.

Com o seu regresso (e o regresso dos seus memes), as ações dispararam… e depois caíram. Memes são memes. É como temos vindo a dizer, coisinha sexy, este é o ano do caos!

As ações da GameStop ao longo desta semana, adivinhas quando é que o Roaring Kitty ressuscitou?

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

A Battle Royale da Inteligência Artificial

Hunger Games e Squid Game para uns, Fortnite e Fall Guys para outros… O género Battle Royale, em que muitos competem até sobrar apenas um vencedor, tomou conta do entretenimento na última década. Agora é a vez das empresas.

Desde que a OpenAI lançou o ChatGPT, em novembro de 2022, começou a revolução da IA. Como todas as revoluções, haverá vencedores e haverá derrotados. Mas mais do que uma revolução, trata-se de uma corrida – ganha quem chegar primeiro à supremacia tecnológica e perdem todos os restantes.

Pelo menos, é assim que pensam as titãs tecnológicas como a Amazon, Alphabet (dona da Google), Microsoft e Meta (dona do Facebook). As quatro juntas vão gastar cerca de 200 mil milhões de dólares em 2024 (mais de 80% do PIB português em 2022) em data centers, chips e outro hardware para criar, treinar e lançar modelos de IA. Nesta verdadeira corrida ao armamento, a motivação não é especificamente o primeiro lugar – a motivação é não ficar para trás.

Vejamos alguns dos desenvolvimentos mais recentes:

  • Surgiram rumores do projeto Stargate, parceria entre a Microsoft e a OpenAI, em que serão investidos 100 mil milhões de dólares na construção de um cluster gigante de supercomputadores para desenvolver os próximos modelos da OpenAI (10 a 100 vezes mais do que é gasto atualmente);

  • As emissões de gases de efeito de estufa da Microsoft dispararam 30% desde 2020, maioritariamente devido aos seus investimentos em data centers, ao mesmo tempo as ações de uma empresa de energia nuclear “limpa” liderada por Sam Altman, CEO da OpenAI, caíram 54% na bolsa de Nova Iorque… parece que não será a energia da fissão atómica a alimentar a revolução da IA;

  • A Apple (a que menos arrisca das 4 empresas mencionadas acima) e a OpenAI anunciaram uma parceria para introduzir IA no próximo iPhone;

  • A OpenAI anunciou o novo modelo GPT-4o, “o” para “omni”, que responde a voz, texto e tem até capacidade para “ver”;

  • No mesmo dia, a Google anunciou resultados de pesquisa gerados por IA, um claro contra-ataque à Perplexity e à OpenAI (ver edição da semana passada);

  • Ilya Sustkever, cientista chefe e co-fundador da OpenAI, abandonou a empresa esta semana, seguido por outro executivo – juntam-se à lista de saídas recentes da OpenAI, especificamente da equipa de segurança de IA, que tem recebido menos recursos do que aqueles que foram prometidos;

  • A Battle Royale não é só para empresas - também as superpotências como a União Europeia e os EUA tentam reclamar a sua fatia do teatro de guerra, com investimentos de 81 mil milhões na indústria dos semicondutores a atacar o domínio chinês.

EMPRESAS

Do mito à realidade: Adamastor Furia

Já conheces o novo supercarro português? O Adamastor Furia, nome inspirado no gigante mitológico que desafiava os navegadores, é capaz de atingir 300 km/h e custa 1,6 milhões de euros (sem impostos). 

Tal como o monstro alegórico dos Lusíadas, o Adamastor é uma verdadeira "besta" que precisa ser domada por quem o conduz. Este projeto começou a ser desenvolvido em 2015, unindo o mundo académico e empresarial. Atualmente, fruto de um investimento de 17 milhões de euros, será produzido em Matosinhos. 

Ricardo Quintas, o CEO e fundador deste projeto, prestou atenção à letra de Tony Carreira e concretizou o seu sonho de menino ao criar este carro. A equipa da Adamastor, composta por 14 elementos, combina experiência e novos talentos. Serão produzidas 60 unidades, inicialmente focadas na Europa e Emirados Árabes, uma vez que a marca aposta na exclusividade, rivalizando com Aston Martin e Ferrari, e cada cliente configura o seu Furia diretamente na fábrica. 

Qual o modelo de negócio?

A Adamastor não terá showrooms; os carros serão vendidos e personalizados na fábrica. Em caso de manutenção, a equipa desloca-se ao cliente. Este modelo de negócio, focado na exclusividade e personalização, é semelhante ao da Ferrari, com o programa "Tailor Made," e da Koenigsegg, conhecida pela produção em pequena escala e personalização extrema. Ambas valorizam a relação direta com os clientes, filosofia que a Adamastor também adotará na produção do seu ‘Fórmula 1’ com matrícula.

A ACONTECER

E tu, alugas ou compras? - De acordo com o Eurostat, 70% dos europeus (em média) são proprietários de suas casas, enquanto 30% são arrendatários. Em Portugal, a situação é semelhante, com 77,8% da população a viver em casa própria. A Alemanha e a Suíça têm as maiores taxas de arrendamento (acima de 50%), enquanto os países dos Balcãs possuem altas taxas de propriedade (acima dos 90%).

Com dois empregos também eu! - O número de pessoas em Portugal a ganhar mais de 3000 euros líquidos por mês atingiu um nível recorde. Este aumento significativo de rendimentos ocorre em paralelo com o aumento do salário mínimo, que subiu para 820 euros em 2024. Além disso, o número de trabalhadores com dois empregos também atingiu um máximo histórico, com 262 mil casos registados​

Saem 200 engenheiros para esta mesa! - A Synopsys, empresa americana líder no setor dos semicondutores, vai investir 25 milhões de euros em Portugal nos próximos três a quatro anos. Este investimento inclui a contratação de 200 engenheiros altamente qualificados,e a expansão dos escritórios na Maia e em Oeiras, visando melhorar as suas linhas de produtos.

Rapidinhas

Morreu António Ferreira de Amorim, pai do atual CEO da Corticeira Amorim, que foi, juntamente com 3 irmãos, um dos responsáveis pelo grande sucesso da empresa.

Melinda Gates, ex-mulher de Bill Gates, deixou a co-presidência da Fundação Bill & Melinda Gates, para se focar noutros projetos de filantropia.

Há 13 anos que não existiam tantas pessoas a trabalhar em Portugal: mais de 5 milhões.

O Conselho Europeu recomendou a introdução da educação financeira nas escolas a partir do 1.º ciclo. Este apelo visa reduzir os baixos níveis de literacia financeira de vários estados-membro, entre os quais Portugal.

O número de funcionários públicos em Portugal aumentou no primeiro trimestre de 2024, totalizando mais de 740 mil.

Lisboa, Porto e Madeira estão a tornar-se regiões bastante atrativas para a indústria cinematográfica internacional, desde séries como “Star Wars: The Acolyte” e filmes de Hollywood e Bollywood.

NAUTA DA SEMANA
Fluxe

Leiria existe!

Uma startup de Leiria criou uma solução de IA para deteção de danos em veículos, focada no mercado automóvel, rent-a-car e assistência pós-venda, obteve uma ronda de investimento para impulsionar o seu crescimento.

Quem são?

A Fluxe Insurance Software recorre a machine learning para identificar danos em para-brisas e, futuramente, em carroçarias, já tendo o seu software ativo em 350 centros como a Carglass e Glassdrive em Portugal, desde agosto de 2022.

O objetivo é criar uma solução completa para vistorias e peritagens, além de abrir uma frente no mercado de rent-a-car, melhorando o processo de check-in e check-out com comparação de imagens e informação para minimizar erros e aumentar a transparência.

Porque estão a crescer?

A Fluxe está a crescer rapidamente com a nova ronda de investimento da Toolto, Olisipo Way e Void Software, que irá impulsionar o desenvolvimento do algoritmo de deteção de danos e a expansão para o mercado europeu e americano.

Com um prazo de 12 meses para alcançar os primeiros resultados do novo algoritmo, a Fluxe aumentará sua equipa, com suporte contínuo do sócio Void.

PPF - Planos pro Futuro

A Fluxe planeia desenvolver o seu produto para cobrir todos os componentes dos veículos (e.g, rodas, faróis, pára-choques). A empresa também visa lançar um produto que valida o sistema ADAS (Advanced Driver Assistance Systems)

RECOMENDAÇÃO

Como aprender a liderar?

A liderança, especialmente na área corporativa, não é inata: é uma competência que pode, e deve ser constantemente desenvolvida. E, embora, possas não ser (ainda) um líder na tua área, nunca é cedo demais para aprender.

Este artigo da Harvard Business Review realça a importância da comunicação estratégica na liderança, destacando vários pontos-chave:

  • qualidade e clareza da mensagem;

  • pertinência temporal e eficácia da entrega da mensagem;

  • inteligência emocional do líder;

  • escuta ativa do público;

  • consistência e autenticidade da mensagem.

Ao focares nestes aspectos, podes melhorar a sua capacidade de inspirar e influenciar os outros, melhorando, em última análise, a tua presença e eficácia na liderança 

ABC DO DINHEIRO
Short Squeeze

Um "short squeeze" ocorre quando o preço de uma ação aumenta rapidamente, forçando os investidores que venderam a descoberto (short sellers) a recomprar as suas ações para evitar perdas maiores.

A venda a descoberto, ou short selling, acontece quando um investidor aposta na queda do preço de uma ação. Para tal, o investidor “pede emprestado” um X número de ações, com a garantia que as irá devolver no futuro.

Se o preço da ação cair, o short seller fica com o lucro da diferença entre o preço de compra da ação, e o preço ao qual a “pediu emprestada”. Se o preço sobe em vez de cair, o investidor é pressionado a comprar de volta as ações para limitar suas perdas, o que aumenta ainda mais a procura e o preço da ação, o que pode resultar num efeito bola de neve… tal como aconteceu com a GameStop em 2021.

Na despedida desta semana deixamos um cliffhanger: não escrevemos esta semana sobre o aeroporto porque queremos fazer uma análise cuidada e profunda - o nosso estagiário já está a estudar. Prometemos que para a semana vamos escrever sobre a decisão do governo!

Qualquer feedback construtivo é muito bem vindo em [email protected]!

Memes

Aqui Adamastor também funciona como eufemismo para… tu sabes!

As cotações apresentam os resultados semanais dos ativos referenciados. As quatro primeiras são índices que combinam os desempenhos de conjuntos de empresas. O PSI é o índice português, o STOXX600 é o índice das 600 maiores empresas europeias, o S&P500 e o NASDAQ são ambos dos EUA. As seguintes quatro são mercadorias e moedas. EUR/USD é o câmbio entre o euro e o dólar americano, gold é ouro, oil é petróleo bruto e bitcoin é a mais popular criptomoeda (em euros).

As quatro últimas são ações de empresas que tiveram desempenhos notáveis durante a semana. Nesta semana temos AAPL para a Apple, GOOG para a Alphabet (dona do Google), DUOL para o Duolingo e GME para a GameStop.

A nauta é um boletim informativo semanal sobre a atualidade económica, financeira e empresarial, escrita em língua portuguesa. Não é jornalismo nem consultoria financeira, mas uma oportunidade para aprofundares os teus conhecimentos nestes temas e acompanhares o essencial do mundo dos negócios e mercados financeiros.

Escrita por João Ornelas Raínho, Mário de Pinto Balsemão e Nuno Martins.