• nauta
  • Posts
  • Como Dominar o Mundo em 5 Passos

Como Dominar o Mundo em 5 Passos

Bom dia, coisinha sexy!

A pedido de muitas famílias temos agora um instagram, temos também um novo sistema para partilhares a nauta com quem quiseres (com uma recompensa) e uma forma de avaliares a qualidade desta edição. Explicamos como podes conquistar o mundo (caso estejas afim) e a importância do futebol para a nossa economia. Escrevemos também sobre uma startup portuguesa a dar cartas na transição energética.
Vamos lá!

Cotações & Ganha-pão

PSI -0,18% | STOXX600 0,18% | S&P500 0,86% | NASDAQ 1,73%

EUR/USD 0,038% | GOLD 2,44% | OIL 4,89% | BITCOIN 13,78%

NVDA 3,22% | DELL 34,98%  | GALP 2,80% | BCP -3,59%

Praça do Comércio

Esta semana foi, uma vez mais, recordista. Uma vez mais, graças à IA. O S&P500 chegou aos 5100 pontos pela primeira vez e o NASDAQ também fez máximos históricos. Lembras-te dos computadores da Dell (na escola e/ou na universidade)? Bem, a Dell também atingiu um novo pico depois de uma subida de 35%, impulsionada pela otimização da IA. Parece que sempre servem para alguma coisa… 

O que também parece servir para alguma coisa é o reddit: a oferta pública inicial aponta para uma avaliação de 6,5 mil milhões de dólares.Quem se fica a rir é Sam Altman, que terá as suas ações avaliadas em 400 milhões. 

Já a Google não seguiu a tendência positiva. Depois de pedir desculpa pela sua IA produzir imagens historicamente incorretas em nome da diversidade, a Google está a tentar melhorar a sua Gemini AI. Porém, as constantes asneiras da Google em IA colocam em causa a liderança do CEO Sundar Pichai, especialmente depois da partida em pole position após a aquisição da já lendária DeepMind em 2014.

Voltando aos recordes, a bitcoin voltou à fasquia dos 60 mil dólares, no entanto há quem anuncie uma futura queda após a Divisão de Bitcoins que irá acontecer em abril. Por agora reina a euforia. Aqui na Madeira fazem-se conferências em estádios de futebol e até já existem máquinas para comprar criptomoedas.

A nossa bolsa fechou a semana em alta (seguindo os exemplos europeus), mas não evitou perdas semanais. A Sonae conseguiu financiar-se em 400 milhões de euros para executar a oferta pública de aquisição à finlandesa Musti. Paralelamente, Bruxelas autorizou um novo enquadramento para agendas mobilizadoras, permitindo à Galp acesso a 350 milhões de euros para a Cadeia de Valor das Baterias. Já o BCP fez manchetes por cobrar 560 milhões com comissões elevadas, tendo alcançado lucros de 700 milhões só em Portugal.

Nota: na edição da semana passada escrevemos que a NVIDIA foi fundada há 2 décadas. Errámos. Foi fundada há 3 décadas, o nosso analista é que se esqueceu que está mais perto dos 30 do que dos 20 anos de vida. Acontece aos melhores. 

O Impacto Económico do Futebol em Portugal 

Hat-tricks dentro e fora de campo! Como a liga portuguesa impulsiona a economia nacional.

Durante a época 2022/23, a Liga Portugal contribuiu significativamente para o Produto Interno Bruto nacional, gerando mais de 667 milhões de euros. Este valor representa não só uma fonte de entretenimento para os fãs de futebol, mas também a criação de 3 mil e quinhentos postos de trabalho diretos, evidenciando o impacto económico e social positivo do desporto profissional em Portugal.

Além dos empregos diretos, o futebol profissional também impulsiona indiretamente outros setores, como turismo, hospitalidade e comércio, fortalecendo a economia de forma abrangente, à qual as empresas cervejeiras estão extremamente gratas.

Por outro lado, em termos fiscais, o futebol profissional contribuiu com mais de 228 milhões de euros em impostos durante o mesmo período. Esse montante substancial em receitas fiscais, combinado com a geração de empregos e o aumento do PIB, destaca a importância do setor desportivo como um motor económico vital para o país, proporcionando benefícios tangíveis para a economia e sociedade.

A receita destes impostos pode contribuir para financiar serviços públicos essenciais, como a saúde, a educação e infraestruturas necessárias, demonstrando o papel fundamental do futebol profissional no suporte ao bem-estar e ao desenvolvimento de Portugal. 

No entanto, como um bom jogo de Monopoly, é crucial que esses recursos sejam administrados com eficiência e transparência, garantindo que cada euro contribua verdadeiramente para o benefício da sociedade e não para o perdão de dívidas, sendo esta uma das principais sombras sobre a equidade financeira no desporto nacional.

Como Dominar o Mundo em 5 Passos

O percurso de Sam Altman, CEO da OpenAI

Paul Graham, fundador da Y Combinator (YC), escreveu uma vez sobre Sam Altman, CEO da OpenAI: “Podiam atirá-lo de paraquedas para uma ilha cheia de canibais e voltar em 5 anos e ele seria o rei.” 

Ora bem, Sam Altman está há 38 anos na Terra, quantos anos faltarão até ser o nosso rei?

O que se segue é um passo a passo para conquistar o mundo, baseado no percurso do CEO mais poderoso de Silicon Valley:

Passo 1 - Fundar uma Startup

Em 2005 abandonou a universidade para fundar, com 19 anos, a Loopt, uma rede social de geolocalização. Conseguiu 30 milhões de financiamento e a ajuda da YC. Mesmo assim falhou. A Loopt não conseguiu a tração esperada e acabou sendo adquirida em 2012 por 43 milhões de dólares. Nada mau, para uma falsa partida.

Passo 2 - Investir em 4000 Startups

Como um dos primeiros participantes da aceleradora YC, conseguiu acesso a um dos mais poderosos berços de startups. Foi então uma questão de tempo até Paul Graham tornar Sam Altman presidente da YC, o que aconteceu em 2014

Presidente da YC até 2019, uma das primeiras medidas de Altman foi aumentar o dinheiro investido em cada startup, algo que dura até hoje. Sob seu comando, a aceleradora cresceu e cresceu, tendo hoje um portfólio de 4000 startups avaliadas em 600 mil milhões de dólares.

Passo 3 - Supremacia Tecnológica

A liderar a vanguarda do mundo das startups, Altman tinha uma visão de 360º sobre os mais importantes avanços tecnológicos. E foi dessa posição avantajada que detetou a próxima revolução de Silicon Valley: a inteligência artificial.

Assim, em 2015, juntou-se ao grupo fundador da OpenAI. Com nomes sonantes como Elon Musk e Peter Thiel, a OpenAI lançou-se ao mundo como uma organização sem fins lucrativos.

Embora com muito hype à partida, os 3 primeiros anos não foram muito felizes e em 2018 deu-se uma cisão - Elon Musk via a OpenAI a ficar para trás em relação à competição e sugeriu o seu próprio nome para CEO. Foi rejeitado e abandonou a organização, levando consigo os seus milhões. 

Sem um dos mais generosos doadores e pressionados pela competição, a OpenAI cedeu ao lado negro da força - em 2019 criou uma sucursal com fins lucrativos cujo o retorno fica “limitado” a 100 vezes o investimento. A Microsoft investiu mil milhões. O resto é história. Em 2022 é lançado o ChatGPT, a app com o maior crescimento de sempre. Recentemente, Elon Musk processou Sam Altman por ter corrompido a missão humanitária da OpenAI.

Imagem gerada via IA. Sam Altman como rei de uma utopia tecnológica, talvez.

Passo 4 - Integração Vertical

A IA parece magia, mas a magia é só uma ilusão alcançada pela computação,  requerendo processadores. Daí, após alcançar a “supremacia tecnológica”, Altman está à procura de 7 biliões de dólares para revolucionar a indústria dos chips. Como explicamos numa edição anterior da nauta, Altman pretende integrar verticalmente a indústria da IA, controlando assim toda a cadeia de produção. A OpenAI e a Microsoft estão agora a ser investigadas pela possibilidade de estarem a quebrar o direito à concorrência.

Passo 5 - Utopia?

Imaginando um futuro monopólio de uma IA super-avançada criada por Altman, o que nos restará?

É aí que entra um dos passatempos de Altman: a Worldcoin, um projeto em blockchain com o objetivo de “distribuir livre e uniformemente unidades de um novo token digital a todos os seres humanos do planeta.” Tal como os outros projetos de Altman, soa bom demais para ser verdade.

Em Portugal, a Worldcoin leva diariamente 4000 pessoas a fazer scan da íris em troca de criptomoedas. Cerca de 3% da nossa população já o fez. Escreve a DECO: “A forma como abordam o público-alvo, jovens muitas vezes menores de idade, é muito pouco recomendável. Aliciam-nos com a “oferta” dos tokens e depois fazem a leitura da íris no próprio momento sem que haja tempo para qualquer tipo de ponderação.” 

Mesmo com boas intenções, a diferença entre utópico e distópico costuma perder-se na execução.

A Acontecer

E a Construção do teu Bunker, como vai?

Vladimir Putin, o famoso economista de renome Presidente da Rússia, prevê que a economia russa estará entre as 4 maiores do mundo - em paridade do poder de compra*. Quando? Ninguém sabe. 

De facto, em 2023, o PIB da economia russa recuperou da queda de 2022. No entanto, esta recuperação deve-se a um aumento da produção estatal de armamento destinado ao conflito na Ucrânia. 

Para mais, os próprios economistas russos argumentam que este aumento produtivo está a mascarar as verdadeiras debilidades da economia russa e a prejudicar a qualidade de vida da  população. Quem diria!

Enquanto isso, a União Europeia está a preparar a sua própria “economia de guerra”, com financiamento comum e compras conjuntas. 

Qual.. o Preço… de uma Garrafa… de Azeite?

9,19 euros por litro. “Mas ainda bem que os portugueses nunca compram por norma ao litro…

O preço do azeite disparou 69% em Portugal, a maior subida na UE. Em janeiro de 2023, o valor médio aumentou 50% em toda a UE, deixando muita gente de olhos arregalados e com saladas por temperar.

Este aumento reflete a seca e as tempestades anteriores que atrapalharam a produção. Portugal, rei dos aumentos, liderou neste também, seguido pela Grécia e Espanha. O preço está tão alto que até o polvo à lagareiro está diferente, segundo rumores agora banhado em azeite de atum em posta!

Vim, Vendi, Exigi

Elon Musk, CEO da Tesla, surpreendeu os investidores, ao pedir ao conselho de administração da fabricante automóvel que lhe concedesse 80 mil milhões de dólares em ações da empresa, o suficiente para controlar 25% do capital e do controlo do voto. 

O seu anúncio pouco convencional através da X (antigo Twitter), sublinhou a sua necessidade de uma participação de 25% para que Musk possa impedir futuras aquisições e orientar os empreendimentos de IA e robótica da Tesla. 

Musk ameaçou desenvolver projetos de IA fora da Tesla se estas exigências lhe forem negadas. É útil relembrar que Musk vendeu parte das suas ações da Tesla em 2022, avaliadas em vários milhares de milhões de dólares, para ajudar na compra do Twitter - uma jogada que o próprio Musk diz que não foi “financeiramente inteligente”.  

Rapidinhas

Nauta da Semana - Powerdot

100 Milhões na Powerdot? Isso são números que só se vê no futebol!

Sabias que a Powerdot, empresa portuguesa fundada em 2018, especialista em soluções de carregamentos elétricos, garantiu 100 milhões de euros em investimento? A empresa tenciona investir 30 milhões em Portugal, parte de um pacote global de 260 milhões até 2025, para impulsionar a eletrificação. Com um crescimento exponencial em pontos de carregamento, estão a eletrificar a Europa! França lidera com 153 milhões de euros, enquanto Portugal e Espanha recebem 30 milhões cada. A Powerdot está a expandir-se mais rápido que os Teslas em Ludicrous mode.

Esta injeção de capital foi proporcionada pelos fundos Antin e Arié, sendo esta a segunda onda de investimento do fundo Antin na Powerdot, que contribuiu para tornar a Powerdot na maior operadora nacional de carregadores para veículos elétricos pela Europa, com cinco mil pontos de carregamento em operação e instalação.

Através deste influxo de capital, a Powerdot está posicionada não só como uma líder no mercado europeu de carregamento de veículos elétricos, mas também como uma força motriz na transição para uma mobilidade mais sustentável. A presença em  6 mercados europeus, está a moldar o futuro da mobilidade elétrica no continente. 🚗⚡

Recomendação

Como escrever Cartas de Motivação?

Já muito escrevemos sobre as muitas peripécias de encontrar trabalho, mas falta-nos falar da melhor maneira para conseguir a atenção dos Recursos Humanos: a tua carta de motivação!

Este artigo da Harvard Business Review faz-te um passo a passo ideal para que possas diferenciar-te dos outros candidatos, incluindo 2 exemplos.

ABC do Dinheiro - Paridade do Poder de Compra

A paridade do poder de compra (PPC) é um indicador macroeconómico amplamente utilizado para avaliar a produtividade económica e os padrões de vida das nações.

Na sua essência, a PPC baseia-se num conceito económico que avalia as moedas de vários países utilizando uma metodologia de "cabaz de bens". Essencialmente, a PPC representa a taxa de câmbio necessária para que a moeda de um país adquira um conjunto e uma quantidade de bens idênticos aos da moeda de outro país.

Ao nos despedir-mos desta semana, lembra-te que antes de conquistar o mundo tens de começar por ter uma boa carta de motivação!

Meme

As cotações apresentam os resultados semanais dos ativos referenciados. As quatro primeiras são índices que combinam os desempenhos de conjuntos de empresas. O PSI é o índice português, o STOXX600 é o indíce das 600 maiores empresas europeias, o S&P500 e o NASDAQ são ambos dos EUA. As seguintes quatro são mercadorias e moedas. EUR/USD é o câmbio entre o euro e o dólar americano, gold é ouro, oil é petróleo bruto e bitcoin é a mais popular criptomoeda (em euros).

As quatro últimas são ações de empresas que tiveram desempenhos notáveis durante a semana. Nesta semana temos NVDA para a NVIDIA, DELL para a Dell , GALP) para a Galp e BCP para o BCP.

A nauta é um boletim informativo semanal sobre a atualidade económica, financeira e empresarial, escrita em língua portuguesa. Não é jornalismo nem consultoria financeira, mas uma oportunidade para aprofundares os teus conhecimentos nestes temas e acompanhares o essencial do mundo dos negócios e mercados financeiros.

Escrita por João Ornelas Raínho, Mário de Pinto Balsemão e Nuno Martins.