- nauta
- Posts
- De Espanha nem bom vento nem...
De Espanha nem bom vento nem...
22 de Junho de 2024
Bom dia, coisinha sexy!
Hoje temos EURO2024! Portugal enfrenta a Turquia às 17 horas. 🇵🇹 ⚽ 🇹🇷
No que diz respeito à economia, damos show de bola aos turcos - temos o PIB per capita que vale 2 vezes mais do que o dos turcos.
Nesta semana escrevemos sobre a invasão espanhola da banca portuguesa, sobre a subida (e descida) da Nvidia e sobre o melhor investimento para a tua carteira: Lego!
Tempo estimado de leitura: 14 minutos.
Vamos lá!
PSI 0,23% | STOXX600 0,20% | S&P500 0,80% | NASDAQ 0,12% |
EUR/USD -0.45% | GOLD 0,61% | OIL 3,53% | BITCOIN -2,98% |
MSFT 2,55% | BCP 3,16% | NVDA -2,50% | EDP -1,04% |
MERCADOS FINANCEIROS
Praça do Comércio
Depois de 4 semanas a tombar, o nosso PSI voltou a ter uma semana verde, embora à tangente, depois de ser empurrado para baixo na sexta-feira por uma má prestação do BCP e pressionado pelos mercados europeus.
E já que estamos em mês de campeonato europeu de futebol, falemos de algo que antevemos na edição da semana passada - o contágio de partidos extremistas no Parlamento Europeu está a fazer disparar os prémios de risco de dívidas europeias (em França o disparo foi de 50%, por exemplo).
E por falar em dívidas, o endividamento na economia portuguesa continua a aumentar, registando-se um aumento de 700 milhões de euros em abril. Mas, as “más notícias” não ficam por aí: os investidores estrangeiros já compõem a maioria na nossa bolsa, representando 26 mil milhões de euros após os CTT passarem a ter uma empresa espanhola como maior acionista e a Green Volt ser adquirida por um fundo americano.
Nas américas a tendência caótica continua. A Nvidia disparou na terça-feira, para tornar-se a empresa mais valiosa do mundo depois de ultrapassar a Apple e a rainha Microsoft. No entanto, tudo o que sobe, desce. Esta sexta-feira foi dia de bruxaria tripla (não, coisinha sexy, não é bruxaria que Portugal inteiro fará hoje para vencer à Turquia). Bruxaria tripla é quando ocorre o vencimento simultâneo de 3 contratos (opções, indíces e futuros de ações).
Ora bruxaria tripla implica volatilidade (lá está, caos) e a Nvidia tombou e arrastou consigo os índices americanos, devolvendo o título de empresa mais valiosa do mundo à Microsoft.
'No creo en brujas, pero que las hay, las hay'.
ECONOMIA
Novo Banco ou Nuevo Banco?
O futuro da banca portuguesa pende entre um domínio do Estado Português e um domínio de privados espanhóis.
A venda do Novo Banco é o tema do momento na (normalmente aborrecida) banca portuguesa.
Nos últimos meses houve várias movimentações e especulações sobre o futuro da instituição, que, recorde-se, foi salva pelos contribuintes portugueses. O Novo Banco é detido pela Lone Star (75%) e pelo Estado Português (25%).
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) tem sido mencionada como uma potencial compradora. Isto poderia resultar na criação de um gigante bancário com 40% do mercado português, e abrangendo 180 mil milhões de euros em crédito e depósitos. Esta aquisição reforçaria a posição dominante da Caixa e conteria a influência crescente de bancos espanhóis no país. A fusão envolveria mais de 10 mil trabalhadores e mais de 800 agências.
Por outro lado, a venda do Novobanco ao Santander ou ao BPI poderia aumentar significativamente a presença espanhola no setor bancário português. Caso o Santander adquirisse o Novobanco, superaria a Caixa Geral de Depósitos (CGD) como líder no mercado de crédito. Se o BPI (do grupo espanhol CaixaBanc) comprasse o Novobanco, a sua dimensão dobraria, desafiando a CGD. Esta consolidação intensificaria a "espanholização" da banca em Portugal, especialmente no mercado de crédito.
Os analistas indicam que o mercado bancário em Portugal está num período de consolidação, com várias outras fusões e aquisições de bancos menores. Um verdadeiro paraíso para o pessoal de M&A.
A ACONTECER
Entra um português, um alemão e um espanhol numa central fotovoltaica
A EDP teve uma semana épica.
A EDP vai investir 300 milhões de euros na sua primeira central solar na Alemanha com capacidade fotovoltaica de 50 megawatts (MW). Este investimento faz parte de um plano para chegar aos 500 MW de capacidade até 2026. De referir que, em 2022, a EDP Renováveis, detida pela EDP, comprou 70% de uma empresa alemã de desenvolvimento solar, a Kronos Solar Projects GmbH, por 250 milhões de euros.
Mas há mais! Uma sentença do Tribunal Supremo de Espanha determinou que o Governo Espanhol terá de devolver cerca de 20 milhões de euros, mais juros, à EDP devido à aplicação indevida de tarifas sociais à eletricidade em 2020. Além da EDP, também a Iberdrola recebeu uma indemnização de cerca de 200 milhões de euros.
Ganhar votos…no TikTok!
Mais um capítulo na distopia chamada 2024.
A campanha do atual presidente dos EUA, Joe Biden, está a tentar arrecadar 10 milhões de dólares através de um SuperPAC* para enfrentar a máquina de média de Donald Trump.
Os Democratas querem entender melhor como tirar partido dos algoritmos das redes sociais, especialmente os do TikTok e Instagram, plataformas nas quais os conteúdos da campanha de Trump ganham clara vantagem.
Outro dos planos da equipa de Biden é colaborar com influenciadores de esquerda para criar e disseminar novos conteúdos, tentando combater vídeos manipulados que retratam Biden de forma negativa.
Esquece as ações, investe em peças
Há investidores a vender conjuntos LEGO com grande retornos.
A compra e venda de conjuntos de LEGO, principalmente os descontinuados e que se tornam produtos de coleção, poderá ser uma alternativa mais lucrativa do que investir em ações, títulos e ouro.
Há estudos que indicam que os valores dos conjuntos de LEGO no mercado secundário podem crescer em média 11% ao ano, superando os retornos de investimentos tradicionais como ações e ouro.
Mas antes de ires procurar aquela caixa de LEGOs antigos que tens na garagem, tem em atenção que investir em LEGO não é isento de riscos. A valorização depende da raridade, estado de conservação e do apelo nostálgico dos conjuntos.
Rapidinhas
14 bancos portugueses vão disponibilizar a funcionalidade SPIN já a partir de segunda-feira. O SPIN permite transferir dinheiro usando apenas o número de telemóvel em substituição do IBAN.
Portugal tem 4 dos melhores mestrados em finanças do mundo, segundo o ranking "Master in Finance", do Financial Times (FT).
Portugal ultrapassou a Espanha no ranking de competitividade mundial. Portugal pontuou pior em indicadores como política fiscal, práticas de gestão empresarial, produtividade e eficiência, mercado laboral, economia doméstica e finanças.
A Liga Portugal prevê receitas históricas de 31,5 milhões de euros para a época de 2024/2025. Deste montante, 9,8 milhões de euros deverão ser distribuídos pelos clubes na próxima temporada.
Os preços do gás natural estão a aumentar, impulsionados pelo consumo de IA.
Os ministros das Finanças da União Europeia deram início às negociações formais de adesão da Ucrânia e da Moldávia à União Europeia .
O diretor executivo da Boeing admitiu que a empresa, no passado, já retaliou contra denunciantes que se pronunciaram contra as alegadas más práticas na produção e controlo de qualidade.
NAUTA DA SEMANA
Azitek
Uma startup portuguesa, incubada na UPTEC no Porto, acabou de concluir uma ronda de financiamento de 750 mil euros, elevando o seu capital total para mais de 1 milhão de euros. Esta injeção de capital permitirá expandir-se para Itália, Áustria, Polónia, República Checa e Eslováquia até 2025.
Quem são?
A Azitek desenvolve tecnologia baseada em sistemas IoT para rastreamento de ativos, ajudando empresas a otimizar a gestão dos mesmos e automatizar processos logísticos. A empresa também fornece soluções para a gestão de resíduos no Porto e tem clientes como Bosch e BorgWarner.
Para o futuro, a Azitek planeia duplicar a sua equipa até ao final do ano e continuar a expandir-se para novos mercados europeus, estando já estabelecida em Espanha.
RECOMENDAÇÃO
Ciência ou empreendedorismo?
Nesta semana, recomendamos a leitura do artigo "Why Entrepreneurs Should Think Like Scientists" da revista Harvard Business Review de julho-agosto de 2024. Descobre como podes usar este superpoder para ajudares uma startup a bombar. Empresas que testam hipóteses como verdadeiros cientistas geram mais receitas e adaptam-se melhor. É uma leitura essencial para qualquer jovem empreendedor que queira ser o próximo Thomas Edison, ou a próxima Özlem Türeci! 🚀
ABC DO DINHEIRO
SuperPAC
Um Super PAC (Political Action Committee) é um tipo de organização privada nos Estados Unidos que pode arrecadar e gastar quantias ilimitadas de dinheiro para apoiar ou opor-se a candidatos políticos. Os Super PACs podem aceitar doações de indivíduos, corporações, sindicatos e outras entidades. No entanto, estão proibidos de coordenar diretamente com as campanhas dos candidatos que apoiam. Os Super PACs geralmente gastam dinheiro em anúncios políticos e outras formas de comunicação para influenciar eleitores e moldar resultados eleitorais.
Na despedida desta semana queremos desejar boa sorte à seleção das quinas, que o número de golos que marquem seja igual à inflação da Turquia neste ano: praí uns 70 (sonhar não custa)!
Qualquer feedback construtivo é muito bem vindo em [email protected]!
Memes
O equipamento secundário da Alemanha faz lembrar algo, não é?
Baseado em factos verídicos.
As cotações apresentam os resultados semanais dos ativos referenciados. As quatro primeiras são índices que combinam os desempenhos de conjuntos de empresas. O PSI é o índice português, o STOXX600 é o índice das 600 maiores empresas europeias, o S&P500 e o NASDAQ são ambos dos EUA. As seguintes quatro são mercadorias e moedas. EUR/USD é o câmbio entre o euro e o dólar americano, gold é ouro, oil é petróleo bruto e bitcoin é a mais popular criptomoeda (em euros).
As quatro últimas são ações de empresas que tiveram desempenhos notáveis durante a semana. Nesta semana temos MSFT para a Microsoft, BCP para o BCP, NVDA para a Nvidia e EDP para a EDP (sim, adivinhaste coisinha sexy).
A nauta é um boletim informativo semanal sobre a atualidade económica, financeira e empresarial, escrita em língua portuguesa. Não é jornalismo nem consultoria financeira, mas uma oportunidade para aprofundares os teus conhecimentos nestes temas e acompanhares o essencial do mundo dos negócios e mercados financeiros.
Escrita por João Ornelas Raínho, Mário de Pinto Balsemão e Nuno Martins.