- nauta
- Posts
- Estrelas nas Estrelas
Estrelas nas Estrelas
Bom dia, coisinha sexy!
Esta edição é temática, a nauta sobre astros: a astro-nauta! Percebes?
Escrevemos sobre a corrida ao ouro do hidrógenio, a substância mais comum do universo. Escrevemos também sobre o novo Porto Espacial em Portugal, a nossa rampa de lançamento para o cosmos! Revelamos o percurso de sucesso de uma atriz da Disney que se tornou CEO de uma empresa espacial e mostramos onde podes reclamar um prémio salarial (que infelizmente é das únicas coisas que não é astronómica nesta edição).
Vamos lá!
Cotações & Ganha-pão
PSI -0,17% | STOXX600 1,24% | S&P500 1,63% | NASDAQ 1,32%
EUR/USD 0,57% | GOLD 1,51% | OIL -1,30% | BITCOIN -1,42%
NVDA 6,41% | COIN -12,26% | LUNR 25,03% | COR 4,53%
Praça do Comércio
Lembras-te quando a NVIDIA alcançou uma valorização de 1 bilião de dólares? Pois, aconteceu a meio do ano passado, aproximadamente 3 décadas depois de ter sido fundada por 3 amigos num Denny’s (sim, podia ser uma anedota). O que demorou 30 anos voltou agora a acontecer, só que em apenas meio ano, pois a NVIDIA tocou esta semana numa avaliação de 2 biliões de dólares. Impressionante não?
É o efeito IA. A NVIDIA produz os poderosos processadores gráficos que alimentam este imparável avanço dos grandes modelos de aprendizagem automática. Por isso, não é surpreendente que as receitas da empresa tenham aumentado uns estrondos 265% em 2023!
É uma tendência que vai muito além da NVIDIA, embora essa seja a principal estrela das Sete Magníficas, um grupo composto por Apple, Amazon, Alphabet (dona do Google), Meta, Microsoft, NVIDIA e Tesla. Aliás, começam a surgir as primeiras preocupações pelos riscos levantados por uma seleção restrita de empresas com um impacto desproporcional nos mercados. O Deutsche Bank revelou que as 7 juntas seriam o segundo maior mercado bolsista do mundo.
Esta sobre-concentração de riqueza evoca algumas lembranças não tão felizes de 1929. Por agora, as Sete Magníficas continuam a empurrar os índices americanos para máximos históricos, contra tudo e contra todos (mesmo o todo-poderoso Presidente da Reserva Federal).
Para contrariar as cowboyadas americanas, só mesmo o nosso Fado: o PSI tombou um pouco esta semana. Cá no nosso retângulo, o governador do Banco de Portugal e o quase-ex-Ministro das Finanças pedem cortes nas taxas de juro. No entanto, Christine Lagarde, à semelhança de Jerome Powell, prefere continuar a aguardar.
Os mixed signals são difíceis de compreender, especialmente quando se trata da economia. Se na semana passada escrevemos sobre o Japão entrar inesperadamente em recessão, nesta semana escrevemos sobre o seu mercado bolsista atingir máximos com 35 anos. Sugoi!
H2? H2-Ohhhhhhh!
A Revolução Dourada do Hidrogénio
Prepara-te, que a corrida ao ouro do hidrogénio está a começar! Os geólogos revelam que a Terra possui mais de 5 biliões de toneladas de hidrogénio geológico, desafiando as noções anteriores sobre a sua acessibilidade. “Gold hydrogen” é considerado mais limpo e sustentável que o hidrogénio convencional.
Como tal, até mesmo os amantes da “gasolina, liberdade e democracia” nos EUA estão de olho no hidrogénio. Empresas como a Natural Hydrogen Energy LLC e Koloma a estão a explorar ativamente reservas de hidrogénio, tendo a última arrecadado 91 milhões de dólares em 2023 de fundos por parte da Breakthrough Energy Ventures, uma empresa fundada por Bill Gates.
Na Europa, reservas de hidrogénio foram encontradas em locais como Espanha e na Albânia onde uma fonte massiva emite cerca de 200 toneladas de H2 por ano. Portugal junta-se ao movimento com um investimento de 6,9 mil milhões de euros, como parte do projeto europeu Hy2Infra, financiado pela Comissão Europeia. Este impulso visa promover a produção de hidrogénio verde e reduzir a dependência de combustíveis fósseis, com Portugal representado pelas empresas Fusion Fuel e Winpower.
Na Oceânia, a Austrália está na vanguarda da exploração de hidrogénio natural, com a descoberta de um segundo poço de hidrogénio natural.
Com estimativas a sugerir que apenas uma pequena fração dessas reservas seria suficiente para atender à demanda global de hidrogénio por séculos, o futuro energético parece brilhante, ou melhor, dourado!
Barómetro do Sucesso: Boa Sorte, Estrelas do Espaço!
Bridgit Mendler de Hollywood para o resto do Universo!
Lembras-te daquela estrela da Disney que ocasionalmente te fez rir em Good Luck Charlie ou te fez dançar com Ready or Not? Pois bem, prepara-te para uma reviravolta cósmica, porque Bridgit Mendler, estrela nesses dois programas, está a liderar uma startup espacial - Northwood Space.
A revelação deste novo capítulo na carreira de Mendler foi feita através da rede social X (ex-twitter) e contará com um financiamento inicial de 6,3 milhões de dólares, liderado por gigantes do mundo dos investimentos como a Andreessen Horowitz e a Founders Fund, a Northwood Space está pronta para conquistar o espaço sideral.
O que é a Northwood Space?
A Northwood Space é uma startup focada em telecomunicação espacial, que irá produzir estações terrestres em massa de modo a facilitar a comunicação entre satélites em órbita e sistemas terrestres, permitindo uma variedade de aplicações espaciais (e.g., internet via satélite ou deteção remota).
Objetivo?
Revolucionar o setor de infraestruturas de comunicação via satélite, ao torná-la mais acessível e confiável para empresas do setor espacial.
A trajetória por trás deste acontecimento é tão intrigante quanto a imprevisibilidade das séries televisivas em que a Mendler participou. Dos palcos para as salas de aula em instituições como MIT e Harvard Law School, ela tornou-se não só uma estudante excecional, como também uma CEO destemida.
Apesar da sua saída de Hollywood, a visão de Mendler permanece orientada para as estrelas, mas para lá do Walk of Fame. Ela quer criar uma "autoestrada de dados entre a Terra e o espaço", facilitando o acesso aos satélites. Embora aparente ser o enredo de um vilão de cinema é apenas a mais recente aventura desta Barbie da vida real. 👩🏼📡🚀
A Acontecer
Um Humano, um Rato e IA entram num Bar…
No filme Ratatouille, um rato controlava uma das personagens e ensinava-o a cozinhar. No filme Vida Real, Elon Musk está a cozinhar outra coisa: um humano a controlar um rato.
O primeiro paciente a receber um implante da Neuralink está a recuperar bem e consegue controlar um rato (num ecrã de computador) com a sua mente. “A evolução é boa e o paciente parece ter recuperado totalmente, sem efeitos nocivos de que tenhamos conhecimento” disse Musk.
O implante da Neuralink é uma interface cérebro-computador (BCI, do inglês brain-computer interface) que possibilita conectar diretamente o cérebro a um dispositivo externo. Os BCIs registam e analisam sinais cerebrais, traduzindo-os posteriormente para comandos que possam ser interpretados por um computador. O objetivo a curto prazo é fazer com que uma pessoa paralisada consiga usar um computador usando os seus pensamentos. A longo prazo, Musk vê os BCIs como um meio para combinar humanos com sistemas de inteligência artificial.
Com a Cabeça na Lua
Estados Unidos da América, União Soviética, China, Índia, Japão e Intuitive Machines… uma destas não é como todos as outras, não é assim? Ora, estamos a falar de organizações que conseguiram aterrar na Lua com sucesso. São 5 potencias mundiais seguidas de uma empresa privada americana.
A nave IM-1, também conhecida como Odysseus (ou Odie, para os amigos), aterrou esta quinta-feira perto do pólo sul da Lua, após um esforço hercúleo dos engenheiros para substituir os sensores nativos da nave por um sistema experimental que a NASA pagou para incluir no pacote, o Navigation Doppler LIDAR, que ao combinar tecnologia laser com radar tornou possível aterrar.
Menos de 6 meses depois da Índia e do Japão, a Intuitive Machines tornou-se a primeira empresa a aterrar “suavemente” na Lua, representando a primeira visita americana desde as missões Apollo. A missão, que recebeu 118 milhões de dólares da NASA para transportar seis instrumentos científicos, tem como objetivo demonstrar tecnologia para navegação e comunicação, assim como acumular dados sobre a presença de gelo (que pode ser usado para uso humano ou até transformado em combustível para foguetes). Tudo isto em preparação das missões Artemis, que levarão a humanidade de regresso ao nosso segundo corpo celestial favorito.
E Com os Pés Assentes em Terra (nos Açores)
Uma atriz da Disney agora é CEO espacial, a primeira empresa aterrou na Lua e como estamos nós aqui em Portugal? Boa pergunta. Em breve teremos o nosso próprio Porto Espacial!
O Expresso revelou esta semana que o novo Porto Espacial de Santa Maria, nos Açores, poderá começar a operar ainda a meio deste ano, recebendo as primeiras “aterragens” de missões espaciais. Por agora, não haverá lançamento de naus ou nautas espaciais, que só deverão começar em 2025.
Porque Somos tão Maus com o Dinheiro?
Portugal foi recentemente classificado como o segundo pior país da UE, em termos de literacia financeira, com apenas 42% dos inquiridos respondendo corretamente a questões financeiras básicas.
Enquanto os ministros das Finanças da UE discutem soluções, um outro estudo da XTB revela que quase 50% dos portugueses não consegue poupar mais de 100 euros por mês, apesar de 56% dos poupadores já investirem.
Então, se não percebemos o suficiente sobre literacia financeira para gestão financeira pessoal, como é que podemos nos atrever a investir? É um facto que realça a importância da literacia financeira, uma área frequentemente ignorada ou distorcida por informações duvidosas encontradas online.
Rapidinhas
O endividamento das famílias portuguesas quadruplicou desde 2015.
Apesar do acordo de saída para os trabalhadores da Farfetch implicar a renúncia de direitos legais, a empresa promete cumprir a lei laboral.
Os Zoomers já representam 50% das novas contratações em Portugal, Espanha e América Latina.
A União Europeia abriu uma investigação formal ao TikTok, sob suspeitas de falhas na proteção a menores e na transparência.
O volume de entregas devido à ascensão de marcas de fast-fashion tais como a SHEIN e a Temu está a agitar a indústria global dos transportes aéreos.
Uma “grande empresa de IA” fez um acordo com o Reddit para usar conteúdo dos utilizadores nesta rede social para treinar modelos de IA.
O presidente da Argentina, Javier Milei, cancelou os planos de entrada deste país no bloco internacional BRICS*.
Nauta da Semana - Connected
Conetividade espacial sem estrelas de Hollywood mas com 2 milhões em pré-seed.
Esta startup portuguesa, com sede no Instituto Pedro Nunes, Coimbra, e afiliada à UPTEC, pretende impulsionar a conectividade global após angariar 2 milhões de euros de investimento pré-seed.
Com testes espaciais planeados para o final deste ano, a empresa desenvolve recursos de conectividade NB-IoT, que irão permitir uma transferência de dados global. Fundada em 2023, a Connected já lidera a captação de investimentos no setor espacial em Portugal.
Liderada por investidores como Shilling VC, Iberis Capital e FundBox esta ronda de financiamento permitirá à empresa expandir a equipa e acelerar o desenvolvimento da sua tecnologia de conectividade via rádio para satélites em órbitas baixas e em baixas larguras de banda.
A procura por conectividade espacial está a crescer, impulsionada pelo aumento de dispositivos IoT em áreas sem cobertura de rede móvel, logo cuida-te Bridgit Mendler, pois os portugueses andem aí.
Imagem gerada via IA, ilustração super-realista do nosso Porto Espacial nos Açores.
Recomendação
O que eu estudei, vão me pagar!
Se acabaste o curso e trabalhas em Portugal, corre já para o Portal ePortugal, pois há um prémio à tua espera!
Até maio, podes pedir o prémio salarial para jovens qualificados. Licenciatura? São 697 euros. Mestrado? 1500 euros! E os mestrados integrados? Também contam! Até quem se formou em 2021 pode tentar, desde que não trabalhe há mais tempo do que a duração do curso. É um dinheirinho extra sem impostos nem descontos. Vai lá garantir o teu, antes que o escondam num armário… outra vez!
ABC DO DINHEIRO - BRICS
BRICS é uma organização intergovernamental, que inclui o Brasil, a Rússia, a Índia, a China, a África do Sul, o Egito, a Etiópia, o Irão e os Emirados Árabes Unidos. Este bloco geopolítico tem como objetivo reforçar a cooperação em matéria de desenvolvimento económico, comércio e influência política, com vista a promover o crescimento e a estabilidade entre os seus países membros.
Ao nos despedir-mos desta semana, lembra-te que quer sonhes com uma reforma antecipada ou com a Lua colonizada, ao ler a nauta estás a alavancar a tua literacia financeira, sempre em direção a um futuro melhor!
Memes (Finalmente)
As cotações apresentam os resultados semanais dos ativos referenciados. As quatro primeiras são índices que combinam os desempenhos de conjuntos de empresas. O PSI é o índice português, o STOXX600 é o indíce das 600 maiores empresas europeias, o S&P500 e o NASDAQ são ambos dos EUA. As seguintes quatro são mercadorias e moedas. EUR/USD é o câmbio entre o euro e o dólar americano, gold é ouro, oil é petróleo bruto e bitcoin é a mais popular criptomoeda (em euros).
As quatro últimas são ações de empresas que tiveram desempenhos notáveis durante a semana. Nesta semana temos NVDA para a NVIDIA, COIN para a Coinbase, LUNR para a Intuitive Machines e COR para a Corticeira Amorim.
A nauta é uma newsletter semanal sobre a atualidade económica, financeira e empresarial, escrita em língua portuguesa. Não é jornalismo nem consultoria financeira, mas uma oportunidade para aprofundares os teus conhecimentos nestes temas e acompanhares o essencial do mundo dos negócios e mercados financeiros.
Escrita por João Ornelas Raínho, Mário de Pinto Balsemão e Nuno Martins.