• nauta
  • Posts
  • Utopias & Distopias

Utopias & Distopias

Bom dia, coisinha sexy!
Ontem foi Dia da Mulher e para o celebrar decidimos convocar algumas das leitoras da nauta. A missão delas? Arrasar! E assim o fizeram.
De resto, falamos de utopias, explicando o sucesso da Noruega, e de distopias, como a invasão da Worldcoin em Portugal. Abordamos também a vingança primaveril da bitcoin e muito mais!
Vamos lá!

Cotações & Ganha-pão

PSI -1,06% | STOXX600 1,05% | S&P500 -0,20%  | NASDAQ -0,97%

EUR/USD 0,81% | GOLD 4,64% | OIL -2,59% | BITCOIN -0,67%

NVDA 3,98% | AAPL -3,15% | EGL -13,65%  | JMT -7,28%

MERCADOS FINANCEIROS

Praça do Comércio

Mais uma semana, mais recordes quebrados! Nas Américas, tanto o S&P500 como o Nasdaq alcançaram máximos históricos na quinta-feira, apesar de estarem vermelhinhos nesta semana. Jerome Powell, presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos, continua a enviar mixed signals aos investidores, cuidadosamente balançando as expectativas de quando serão cortados os juros em função da estabilização da inflação.

Nas comodidades também se batem recordes. O ouro atingiu um novo recorde histórico, o que faz sentido porque é considerado um porto seguro em tempos tempestuosos. Já o ouro digital, a bitcoin, também atingiu um novo recorde histórico e ainda outro depois desse… mas mais sobre isso abaixo.

Na Europa os mercados andaram mistos, pois também a nossa “Reserva Federal”, na forma de Christine Lagarde, preferiu responder com ambiguidade em relação aos muito aguardados cortes nos juros. No entanto, tanto na América como na Europa, aguardam-se os primeiros cortes em junho deste ano.

O nosso PSI esteve vermelhinho outra vez, apesar dos resultados estrondosos da Jerónimo Martins e da Mota-Engil, que em 2023 alcançaram lucros 28% e 120% superiores a 2022, respetivamente. No entanto, o CEO da Mota-Engil acredita que a empresa continua subvalorizada, apesar da subida de 256% no ano passado. Já a Jerónimo Martins vê os seus bons resultados manchados pelas margens cada vez mais encurtadas na Polónia. 

IGUALDADE DE GÉNERO

Marie Curie & Obstáculos por Ultrapassar

Imagem gerada via IA.

No século XX, Marie Curie desbravou o desconhecido e não só foi a primeira mulher a vencer um Prémio Nobel, mas também a primeira pessoa a conquistar dois, estabelecendo-se como uma incansável defensora das mulheres na ciência. 

No entanto, não foi um mar de rosas para  Marie Curie. Ao perder o financiamento do seu pai para prosseguir com os seus estudos, Curie enfrentou também discriminações de género da época que limitavam a participação das mulheres nos ramos científicos

Como pioneira e ícone da igualdade, Curie inspira a superação de obstáculos, ecoando hoje sob as aspirações de inúmeras mulheres. 

Assim, em vez de continuar a fazer mansplaining, decidimos entrar em contacto com algumas das nossas leitoras, com o objetivo de obtermos respostas à seguinte questão: 

“Na tua carreira, que desafios enfrentas diariamente por ser mulher? 

Seguem-se as suas respostas:

  • “Acho que ainda continuam a existir comportamentos a corrigir, especialmente no contexto de trabalho. Estou numa empresa que exige algum trabalho físico e sinto que sou julgada por não ter tanta disponibilidade física como os meus colegas homens. No entanto, não é só um problema de homens vs. mulheres. Por vezes são as próprias mulheres a nos discriminar, por entenderem as outras como demasiado femininas, frágeis ou sensíveis, idolatrando o homem como símbolo de força e inteligência.”

  • “Contratem-me e perguntem a minha opinião por tudo menos por eu ser mulher… perguntem a minha opinião porque eu sou formada nesta área. É muito no sentido de sermos olhadas não como mulheres mas como colegas, acho que isso é o que mais queremos e é o maior obstáculo para algumas pessoas.”

  • “Em entrevistas de trabalho perguntam se tenho filhos. Também já aconteceu chamarem um homem para uma entrevista quando o meu currículo parece ser mais adequado para a vaga.”

  • “Ao longo de todo o percurso académico, nos diferentes ciclos, as minhas turmas eram constituídas maioritariamente por mulheres, no entanto desde cedo notou-se que as minhas falhas eram mais condenadas do que as mesmas falhas nos homens da turma. Curiosamente, a minha área de estudos, pretende perceber, analisar, refletir e combater fenómenos sociais, como por exemplos os estereótipos sociais e as desigualdades de género. No entanto, em todos as instituições e/ou entidades na qual estive empregada dentro da minha área notou-se, claramente, as disparidades de género em termos de liderança. Os cargos de dirigentes/líderes além de habitualmente serem homens são, normalmente, de uma outra área distinta sendo que dentro das entidades existem pessoas com competências mais adequadas para desempenhar esse papel mas não os conseguem atingir. Aqui está representada a dificuldade em uma mulher chegar a cargos de liderança.”

  • “Em entrevistas já me perguntaram uma vez se tinha planos de ser mãe ou se era casada. Há certas companhias a nível de tradução que requerem que tenha foto no CV e ouvi dizer de outros colegas que o factor da beleza é o que faz ser escolhido e não as capacidades. Mas a nível do estágio, assédio é algo que notei mas assim de forma não tão subtil. For exemplo, homens mais velhos (a qual és obrigada a ter de interagir porque queres passar uma boa imagem da empresa e de ti como pessoa) a se aproveitar e meter conversa ao ponto de até pedirem o número."

BARÓMETRO DO SUCESSO

Noruega

Como disse uma vez Marilyn Monroe: “Se não consegues lidar comigo no meu pior, então de certeza que não me mereces no meu melhor.” Imagens geradas via IA.

Já tivemos um barómetro do sucesso sobre várias empresas e até sobre uma ex-estrela da Disney. No entanto, nunca tivemos sobre um país – até agora.

A Noruega é um país nórdico, gelado e montanhoso, mas que conseguiu contrariar as suas desvantagens geográficas:

Mas então como é que a Noruega conseguiu atingir estas excelentes métricas? Spoiler: Não foi (só) com o bacalhau.

A resposta mais simples seria: através da exploração de recursos naturais, principalmente o petróleo. No entanto, só isso não foi suficiente para países como a Venezuela, Angola e Rússia.

A grande diferença para estes países foi a forma como a Noruega usou os lucros dos seus recursos naturais. Em vez de desbaratar a sua riqueza como um jogador de futebol que acabou de ser contratado pelo Al-Qualquer Coisa, a Noruega cedo compreendeu que os seus recursos naturais eram limitados, e, de forma prudente, usou-os para constituir o maior fundo soberano* do mundo.

Basicamente, a Noruega pode ser comparada a uma pessoa que ganhou a lotaria, mas continuou no seu emprego normal, e investiu num portfólio diversificado de ativos.

A Noruega é talvez o melhor exemplo de uma economia mista e inclusiva, no qual há um equilíbrio entre a existência de setores públicos e um mercado livre. No entanto, é também um exemplo difícil de replicar, pois não é em todo o lado que encontra uma das maiores reservas de petróleo e gás natural do mundo.

A ACONTECER
Um Olho no Sam e Outro no Sauron

Worldcoin: promessa utópica ou realidade distópica? Imagem gerada via IA.

Jovem! Tens dois olhos funcionais? Então prepara-te para ganhar dinheiro ao olhar para uma bolinha com tecnologia lá dentro!

Na semana passada, mencionámos que a Worldcoin era uma das novas apostas de Sam Altman. Mas então o que é a Worldcoin?

Bem, várias coisas. É uma fundação multinacional criada pelos fundadores da OpenAI, com a missão de possibilitar o “maior sistema de identificação e de utilidade pública financeira do mundo”. 

Para tal, criaram dois produtos: 

  • Worldcoin token (WLD) que é “distribuído gratuitamente de forma global”, através da World App. 

  • World ID, que é uma identidade digital construída através da recolha de dados biométricos, especificamente a leitura da tua íris.

A nível europeu, a Worldcoin está presente na Alemanha, na Espanha (onde já foi ordenada a sua suspensão) e em Portugal. No nosso país já conta com 300 mil inscritos, a maior parte deles jovens que fizeram fila nos centros comerciais para obter 10 WLD em troca de uma leitura da sua íris.

No entanto, parece que a venda de dados biométricos a uma empresa pode ser má ideia (!), com a DECO a pedir a suspensão desta prática, pois levanta questões éticas como a proteção de dados pessoais e o risco de roubo de identidade.

A Primavera das Criptomoedas

Imagem gerada via IA.

A bitcoin superou no início desta semana o seu antigo máximo histórico de 69 mil dólares, marcando o fim do chamado "Cripto Inverno".

Mas não ficou por aí, depois de uma subida recordista impulsionada pelos novos ETFs de bitcoin e o evento de halving que acontecerá em abril, a bitcoin escorregou até os 62 mil dólares. Mas porquê?

Porque, primeiro, um dos investidores originais vendeu 1000 bitcoins (68 milhões de dólares) logo após o pico. Depois disso, o preço desceu e milhares de investidores foram liquidados na maior venda de bitcoins dos últimos 6 meses. Há peixe miúdo e depois há tubarões, não é?

Biologia Marinha à parte, a bitcoin surfou as marés do caos e alcançou um novo máximo histórico nesta sexta-feira, chegando aos 70 mil dólares.

Rapidinhas

A China quer transformar a sua economia, e ambiciona crescer 5% ao ano.

7 empresas portuguesas integram o FT1000, um ranking das 1000 empresas com mais rápido crescimento na Europa.

Os Millennials irão tornar-se na geração mais rica da história, ao herdar milhares de milhões em propriedades e ativos imobiliários de gerações anteriores. 

A demógrafa e investigadora portuguesa Maria João Valente afirma que metade das crianças que nascem agora vão viver para lá dos 100 anos.

A JUNITEC do Instituto Superior Técnico ganhou o prémio europeu Most Impactful Project pela sua iniciativa Oficina dos Sons de ajuda a crianças com problemas de aprendizagem.

NAUTA DA SEMANA
Zeeos: Recebeu um Raio de Investimento e Zeus está Impressionado! 

Sabias que a Lince Capital deu um empurrãozinho de 1 milhão de euros à Zeoos? Este investimento relâmpago está a deixar o Olimpo  intrigado com este investimento! 

Mas o que é a Zeoos?

Trata-se de uma plataforma de e-commerce que simplifica o registo de produtos, fornece gestores de conta personalizados e oferece apoio ao cliente e inteligência de mercado aos seus utilizadores.

O investimento, liderado pela Lince Capital, não só fortalecerá os laços da Zeoos com os grandes 'marketplaces', mas também permitirá a expansão da equipa - um dos requerimentos vitais para permanecer ativo no competitivo mundo online.

E com um CEO que já passou pela linha de frente da Worten e Dott, podemos esperar grandes coisas! Parece que o futuro do comércio online tem um novo protagonista. Fica atento, porque a Zeoos está pronta para arrasar!

Recomendação

Aguentámos esta silly season eleitoral sem falar de política, mas amanhã é o momento perfeito para celebrar o legado de Carolina Beatriz Ângelo, a primeira mulher a votar em Portugal. A Senhora Carolina fez uma leitura profunda da lei, e recomendamos que faças o mesmo com os programas políticos de todos os partidos. Lembra-te: votas diretamente em deputados que vão representar o teu círculo eleitoral. Homenageia-a ao votar!

ABC DO DINHEIRO
Fundo Soberano

Um fundo soberano é um fundo de investimento detido por um Estado, composto por ativos financeiros como ações, obrigações, bens imobiliários, metais preciosos ou outros instrumentos financeiros. Estes fundos investem a nível mundial para obterem rendimentos financeiros e diversificarem as fontes de rendimento de um país.

Na despedida desta semana, lembra-te de exercer o teu direito de voto. Quer sejas mulher ou homem, nem sempre foi um direito e é graças a ele que os países podem progredir.

Memes (Finalmente, não é?)

As cotações apresentam os resultados semanais dos ativos referenciados. As quatro primeiras são índices que combinam os desempenhos de conjuntos de empresas. O PSI é o índice português, o STOXX600 é o indíce das 600 maiores empresas europeias, o S&P500 e o NASDAQ são ambos dos EUA. As seguintes quatro são mercadorias e moedas. EUR/USD é o câmbio entre o euro e o dólar americano, gold é ouro, oil é petróleo bruto e bitcoin é a mais popular criptomoeda (em euros).

As quatro últimas são ações de empresas que tiveram desempenhos notáveis durante a semana. Nesta semana temos NVDA para a NVIDIA, AAPL para a Apple , EGL para a Mota-Engil e JMT para a Jerónimo Martins.

A nauta é um boletim informativo semanal sobre a atualidade económica, financeira e empresarial, escrita em língua portuguesa. Não é jornalismo nem consultoria financeira, mas uma oportunidade para aprofundares os teus conhecimentos nestes temas e acompanhares o essencial do mundo dos negócios e mercados financeiros.

Escrita por João Ornelas Raínho, Mário de Pinto Balsemão e Nuno Martins, com textos de leitoras convidadas para participar nesta edição, em anonimato.
9 de Março de 2024.