- nauta
- Posts
- ChatGPTuga, Baku-radas e Alterações Climáticas
ChatGPTuga, Baku-radas e Alterações Climáticas
16 de Novembro de 2024
Bom dia, coisinha sexy!
Nesta semana escrevemos sobre as ventanias na Energia Eólica, sobre as negociações da COP29 e sobre o ChatGPT versão Made In Portugal.
Vamos lá!
PSI -00,30% | STOXX600 -1,80% | S&P500 -2,28% | NASDAQ -2,92% |
EUR/USD -1,09% | GOLD -4,17% | OIL -4,07% | BITCOIN 4,06% |
ENR 16,00% | NVG 4,17% | BNTX -8,26% | MRNA -21,40% |
MERCADOS FINANCEIROS
Praça do Comércio
A notícia mais importante da semana: as Trump Trades estão de volta! E, pelo menos por agora, o expoente máximo são os múltiplos recordes da bitcoin. Isto deve-se a três factores: o aumento do caos na próxima era de Donald Trump, o apoio do futuro Presidente dos EUA aos criptoativos e ao segundo corte dos juros por parte da Reserva Federal.
Olho no fogão: as Trump Trades não são sempre a subir… com Trump a escolher o teórico das conspirações Robert Kennedy Jr. para Secretário da Saúde, as ações de farmaceúticas de vacinas - e em especial de vacinas de mRNA desenvolvidas durante a pandemia - como a BioNTech (BNTX) e a Moderna (MRNA) estão em apuros. Parece que nos próximos 4 anos as vacinas não vão fazer bem à saúde… da tua carteira!
A pandemia das ações vencedoras da Pandemia, em dólares, ao longo desta semana.
E tudo o vento levou: como escrevemos em abril, 2024 estava a ser um ano turbulento para a Energia Eólica. A indústria cresceu muito rapidamente nas últimas décadas, pelo que no primeiro trimestre do ano as empresas bandeiras da Europa (gigantes como a Siemens Energy, Vestas e Ørsted) estavam em apuros devido às seguintes “dores de crescimento”:
Falhas técnicas nas turbinas envelhecidas levam a baixa fiabilidade;
Juros elevados e inflação em alta afundam os projetos mais arriscados;
Ineficiências operacionais e caos nas cadeias de produção atrasam novas instalações.
Agora que a inflação está mais ou menos controlada e os juros começam a ser abatidos, os planos para futuros parques eólicos voltaram a ser rentáveis. A renovação de turbinas é a própria renovação dos parques eólicos, resultando de uma boa gestão de ativos e novos investimentos.
Portanto, o segredo do negócio é a gestão de ativos, das operações e das cadeias de produção!
Assim sendo, quem são os sobreviventes do Outono das Energia Renováveis?
A líder mundial Ørsted está na linha de água depois de reduzir ambições especialmente nos Estados Unidos da América, um mal que veio por bem dado o ataque do futuro Presidente Donald Trump às Energias Renováveis.
A Vestas já desvalorizou -50,12% em 2024, quase metade dessa desvalorização no último mês devido a Donald Trump e às já mencionadas “dores de crescimento”.
A nossa EDP Renováveis sofreu o mesmo destino da Vestas. O lucro da EDP Renováveis caiu 53% até setembro, consequência de uma pior gestão de ativos relativa a 2023. A eleição de Trump também não ajudou, como escrevemos na última edição da nauta. A EDP Renováveis é detida em maioria pela EDP e, caso as ações continuem a desvalorizar, a EDP Renováveis pode fundir-se à EDP “mãe”, uma opção que estará em cima da mesa de acordo com o CEO do grupo.
Mas há uma vencedora…
A Siemens Energy (ENR) estava em apuros por causa da sua subsidiária eólica Siemens Gamesa, recorrendo a apoios do Governo Alemão para sobreviver. No entanto, vendas de ativos e cortes nos custos levaram a empresa a recuperar e até a liderar nas encomendas de novas turbinas eólicas. Estima-se que a Siemens Gamesa será rentável a partir de 2026, sendo que a Siemens Energy já alcançou um lucro de 1,3 mil milhões de euros em 2024 – o primeiro lucro anual desta spin-off da Siemens!
ECONOMIA
Cai o clima e a trindade
A controversa COP29 está a decorrer no Azerbaijão.
Esta semana, em Baku, iniciou-se a 29. ª Cimeira da ONU (COP29) sobre as mudanças climáticas. Esta conferência tem como objetivo ampliar os pactos assinados no Acordo de Paris e promover a colaboração entre os países para acelerar a transição energética.
Outro grande objetivo é consolidar as fontes de financiamento e aumentar os valores dedicados à causa climática. Desde 2020, que deveriam ser angariados, anualmente, 100 mil milhões de dólares. Os países participantes discutiram o valor a angariar a partir de 2025, e quem irá contribuir para tal. A UE mostrou disponibilidade para duplicar o valor do financiamento. Já as organizações ambientalistas querem elevar a fasquia até 1 bilião de dólares.
Uma das grandes controvérsias da COP29 é o facto de uma conferência sobre o clima estar a acontecer no… Azerbaijão. Isto porque, a economia deste pequeno país do Cáucaso depende da extração mineira e dos combustíveis fósseis para mais de 90% do seu PIB.
No discurso de abertura, Ilham Aliyev, Presidente do Azerbaijão, saudou o petróleo e o gás como “uma dádiva de Deus” e criticou os meios de comunicação social ocidentais e os ativistas do clima, que se opõem às indústrias de combustíveis fósseis do seu país. Não é um bom presságio para uma cimeira do clima!
Aliyev foi ainda mais longe, e destacou a hipocrisia de muitas nações que, apesar do compromisso em mudar para fontes de energia verde, continuam a depender dos combustíveis fósseis.
Estreantes nestas andanças são os Talibã - os líderes do regime autoritário do Afeganistão que marcaram, pela primeira vez, presença em uma COP. Matuil Haq Khalis, o líder da agência de proteção ambiental afegã afirmou que “todos os países devem dar as mãos e enfrentar o problema das alterações climáticas”.
Sabes que a situação global está má quando os Talibã começam a dar lições de moral!
Vai lá vai, até a barraca global abana!!
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
ChatGPTuga
Era um bitoque e uma IA para a mesa quatro, faxabôr.
Esta semana decorreu a edição deste ano da Web Summit, com mais de 70 mil participantes, atingindo o número recorde. No discurso de abertura, Montenegro anunciou o lançamento de um modelo de IA português, equivalente ao ChatGPT, no primeiro trimestre de 2025.
O primeiro-ministro referiu que as empresas vão ter a “oportunidade de projetar os seus serviços numa era de IA em português”, o que considerou “um passo crítico” para o ensino, administração pública e empresas. Montenegro também destacou o investimento nas áreas da saúde, transição energética e educação, e o combate à desinformação.
O grande modelo de linguagem (LLM)* português será desenvolvido por um consórcio colaborativo de centros de investigação ligados a universidades de Lisboa, em articulação com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia e o Centro para a IA Responsável. A sua criação tem como objetivo reduzir a dependência de LLM estrangeiros.
Contudo, alguns especialistas discordam quanto à exequibilidade deste projeto. Em entrevista ao ECO, Daniela Braga, fundadora da Defined.ai, considera que o prazo avançado para o primeiro trimestre de 2025 será impossível de conseguir, dada a magnitude do projeto.
Rapidinhas
As taxas das portagens vão subir 2,21% a 1 de janeiro de 2025. A inflação de outubro, sem habitação, para o continente dita a subida de 2,11%, a que se soma 0,1% de compensação às concessionárias.
Segundo a Mercer, apenas 7% das organizações europeias têm estratégias implementadas que promovem a transparência salarial. Os EUA lideram a lista, com 19% das organizações com um plano de ação implementado.
As ações europeias do setor da defesa dispararam após a vitória de Trump. Os analistas do Goldman Sachs sugerem que a reeleição de Trump poderá traduzir-se num aumento das despesas com a defesa na Europa.
O presidente francês, Emmanuel Macron, defende que a UE deve sincronizar a sua regulação financeira com a dos EUA, para que a Europa não aplique regras mais rigorosas.
A fortuna pessoal de Trump aumentou com a subida das ações da sua empresa de comunicação social, Trump Media & Technology Group, após a sua eleição como presidente. A sua fortuna vale agora 6,2 mil milhões de euros.
A China anunciou novas políticas fiscais para estabilizar o mercado imobiliário. As políticas incluem alterações aos impostos sobre as transações imobiliárias e aos impostos sobre o valor acrescentado dos terrenos.
NAUTA DA SEMANA
Intuitivo
Imagina ser professor/a e, em vez de afundado em pilhas de papel, ter uma ferramenta que torna a tua vida mais leve. A Intuitivo disponibiliza grelhas de avaliação, correções automáticas e facilita a partilha entre colegas, promovendo um ensino mais eficiente e colaborativo. Esta startup portuguesa que procura transformar a vida dos professores e simplificar a sua rotina, acaba de vencer o prestigiado Pitch da Web Summit 2024. Para os docentes, que frequentemente enfrentam uma carga de trabalho de 50 horas semanais, 15 horas a mais do que está previsto na lei (não perguntem como sabemos), a plataforma surge como uma ferramenta revolucionária, digitalizando e otimizando os processos de avaliação.
Mas o que é a Intuitivo?
Trata-se de uma plataforma digital inovadora para escolas, concebida para automatizar tarefas administrativas e transformar a avaliação escolar. As suas funcionalidades intuitivas ajudam os professores a poupar tempo em burocracias e a focar-se naquilo que importa: ensinar. Inspirada pela máxima de Sócrates, “a educação é uma chama que se acende, não o enchimento de um vaso”, a Intuitivo promove a produtividade dos professores, permitindo-lhes focar mais no ensino e menos na burocracia. A solução já está presente em mais de 40 mil utilizadores em Portugal e ambiciona expandir para o mercado internacional até 2026.
E os planos para o futuro?
Com uma abordagem inovadora e um modelo de subscrição acessível, a Intuitivo está a transformar o ensino ao simplificar a vida dos professores e melhorar a experiência dos alunos. No horizonte, a startup visa angariar financiamento para investir em I&D, especialmente em inteligência artificial, garantindo soluções cada vez mais eficazes. Afinal, transformar o ensino não é apenas acender uma chama; é mantê-la viva.
RECOMENDAÇÃO
Como baixar o IMI para 2025
Não consegues entender porque é que o palheirinho do tio Izidório está a pagar IMI igual ou superior à casa do Fernando Mendes em Parede? É porque o Fernando pediu uma reavaliação do Valor Patrimonial Tributário (VPT) da sua casa, através do simulador da DECO e o tio Izidório não!
A nossa recomendação para esta semana é que consultes este artigo para verificares se há possibilidade de poupança, mas atenção que esta redução deve ser feita até 31 de dezembro! Não percas a oportunidade de possivelmente baixar o teu IMI e otimizar os teus gastos com impostos.
ABC DO DINHEIRO
Large Language Model
Um Grande Modelo de Linguagem (LLM, do inglês de Large Language Model) é um modelo de inteligência artificial treinado para compreender, gerar e manipular texto de forma forma fluida e coerente. Os LLMs são capazes de processar grandes volumes de dados textuais para aprender padrões de linguagem e, assim, realizar traduções, redigir textos, responder a perguntas, entre outras funções. Os LLMs têm várias aplicações, em áreas como o atendimento ao cliente, a criação de conteúdo, a educação e a pesquisa de informação.
No adeus desta edição queremos relembrar-te que em era de Trump Trades, tudo pode acontecer! Até a equipa da nauta participar em Encontros de Associativismo na Ilha da Madeira, com direito a pitch, buffet e tudo mais!
Qualquer feedback construtivo é muito bem vindo em [email protected]!
Memes
Robert Kennedy Jr. está para as farmaceûticas como Donald Trump para as energias renováveis…
As cotações apresentam os resultados semanais dos ativos referenciados. As quatro primeiras são índices que combinam os desempenhos de conjuntos de empresas. O PSI é o índice português, o STOXX600 é o índice das 600 maiores empresas europeias, o S&P500 e o NASDAQ são ambos dos EUA. As seguintes quatro são mercadorias e moedas. EUR/USD é o câmbio entre o euro e o dólar americano, gold é ouro, oil é petróleo bruto e bitcoin é a mais popular criptomoeda (em euros).
As quatro últimas são ações de empresas que tiveram desempenhos notáveis durante a semana. Nesta semana temos ENR para a Siemens Energy, NVG para a The Navigator Company, BNTX para a BioNTech e MRNA para a Moderna Inc.
A nauta é um boletim informativo semanal sobre a atualidade económica, financeira e empresarial, escrita em língua portuguesa. Não é jornalismo nem consultoria financeira, mas uma oportunidade para aprofundares os teus conhecimentos nestes temas e acompanhares o essencial do mundo dos negócios e mercados financeiros.
Escrita por João Ornelas Raínho, Mário de Pinto Balsemão e Nuno Martins.