- nauta
- Posts
- Os Mercados de Donald Trump
Os Mercados de Donald Trump
9 de Novembro de 2024
Bom dia, coisinha sexy!
A nauta obteve o 1.º financiamento, com direito a cameos na RTP Madeira e tudo! Queremos agradecer a toda a nossa audiência, o apoio e feedback que recebemos é, e sempre será, essencial.
Nesta semana escrevemos sobre o efeito Donald Trump nos mercados, sobre o futuro da economia europeia e sobre o impacto da Digi em Portugal.
Vamos lá!
PSI -3,12% | STOXX600 -0,91% | S&P500 4,59% | NASDAQ 5,62% |
EUR/USD -1,43% | GOLD -2,13% | OIL -0,33% | BITCOIN 12,71% |
PLTR 42,17% | TSLA 31,46% | VWS -22,59% | EDPR -15,98% |
MERCADOS FINANCEIROS
Praça do Comércio
A notícia mais importante da semana: Donald Trump foi eleito o 47.º Presidente dos Estados Unidos da América!
Há uma década seria inconcebível, esta semana pareceu inevitável. Donald Trump venceu até o voto popular, contando com o apoio não só do Partido Republicano mas também de bilionários da Máfia do PayPal, destacando-se 2: Elon Musk e Peter Thiel.
Como aqui escrevemos na semana passada, Elon Musk fez All In na campanha de Trump. Focando os seus esforços na Pensilvânia, essencial nestas eleições, investiu mais de 130 milhões de dólares e todo o poder da sua “rede social” X, antigo Twitter.
E se a aposta de Musk foi o “Tudo ou Nada”, o que é o Tudo?
Bem, para além da Tesla ter valorizado 31,46% e de a riqueza de Musk consequentemente ultrapassar os 300 mil milhões… fala-se também de uma posição administrativa como Responsável pela Eficiência do Governo (DOGE, do inglês Department of Government Efficiency) e de “poupanças” na ordem dos milhões de milhões. Ah e já para não falar de participar em chamadas com o Presidente da Ucrânia…
Musk à parte, os mercados bolsistas americanos reagiram bem à vitória de Trump, as empresas americanas valorizaram em antecipação dos futuros cortes nos impostos, menos regulação e mais oportunidades de fusões e aquisições.
Para o bem ou para o mal, as chamadas “Trump Trade” estão de volta, embora alguns acreditem que sejam apenas temporárias.
A ação da Tesla, em dólares, ao longo desta semana.
Olho no fogão: pode ter sido a melhor semana do ano para os mercados americanos, mas os mercados europeus já estão a tremer com mais uma Era Trump (mais sobre isso abaixo). Em especial, as empresas de energia renováveis estão a acusar a pressão de uma futura reversão na luta contra as alterações climáticas. A EDP Renováveis, com um grande mercado nos EUA, desvalorizou 15,98% esta semana!
A ação da EDP Renováveis, em euros, ao longo desta semana.
Timing é tudo: a Reserva Federal dos Estados Unidos da América anunciou um novo corte nos juros de 25 pontos percentuais base, colocando as taxas diretoras num intervalo entre 4,50 e 4,75%.
Bónus: a bitcoin, um dos brinquedos favoritos dos ultra ricos e teóricos da conspiração, brilhou com a vitória de Trump e atingiu máximos históricos.
ECONOMIA
It’s the economy, stupid
O que é que a vitória de Trump vai significar para a Europa?
Donald Trump será o 47º presidente dos EUA. O candidato republicano foi novamente eleito pelos americanos em grande parte devido às preocupações económicas: a maior parte dos votantes acha que a economia está pior.
As discussões sobre se estas preocupações refletem-se na realidade (em princípio não pois os indicadores económicos americanos estão fortes), ou sobre se os planos económicos de Trump irão resultar é, neste momento, inócua - o facto é que Trump foi eleito por causa da economia.
Logo após o anúncio da vitória de Trump, os mercados americanos fecharam a um nível recorde. Os mercados europeus tiveram o sentido contrário - o Stoxx 600 desceu 0,54%. Será um prenúncio para os próximos 4 anos da economia europeia?
Tudo dependerá de como a Europa se irá adaptar. A palavra favorita de Trump parece ser tarifas. O seu plano protecionista pretende alavancar a competitividade dos produtos americanos face aos concorrentes europeus e asiáticos. Claro que se os EUA impuserem tarifas nos produtos oriundos da UE, a comunidade europeia responderá de igual medida - o que será o início de uma guerra comercial que fará aumentar o preço de quase tudo.
Para as empresas portuguesas, os EUA são um dos maiores parceiros comerciais. A introdução de tarifas teria um efeito devastador, especialmente em PME’s com pouca margem de manobra. Será o verdadeiro teste de sobrevivência: adaptar-se ou morrer.
EMPRESAS
Rebentar com o Cartel
A entrada da Digi instalou o pânico nas operadoras portuguesas.
Os preços e os prazos de fidelização mais reduzidos prometem aumentar a competitividade no mercado de telecomunicações, obrigando os principais concorrentes, NOS, MEO e Vodafone, a alinharem as ofertas disponibilizadas aos consumidores.
A entrada da Digi está a agitar os mercados; as ações da NOS desvalorizaram 4,36% esta terça-feira para mínimos de quatro meses. O pânico é real: o presidente da NOS acusou a operadora romena de opacidade e diz que a baixa de preço será apenas no curto prazo.
O que é que a Digi tem para oferecer?
A Digi propõe internet móvel ilimitada entre os 4 e os 9 euros, com dados a variarem entre 50 GB e 200 GB, 72 canais de televisão a 12 euros por mês ou serviço de voz entre 1 e 2 euros. Segundo um simulador da DECO, até agora o pacote de TV, net, voz e móvel mais barato pertencia à MEO, por 42,37 euros. O mesmo plano, na Digi, fica por 27 euros.
Os clientes com um pacote pós-pago podem ter acesso a dados móveis acumuláveis, o que significa que se não os gastar até ao final do mês, pode gastá-los no mês seguinte.
Ainda assim, existem algumas desvantagens. A rede 5G está apenas circunscrita a 40% da população e a grelha de canais é mais limitada. Para já, ainda não é possível subscrever os canais desportivos e a empresa ainda não tem contrato para a distribuição dos canais da SIC. Apesar disso, a DECO sublinha que os preços são bastante competitivos.
Rapidinhas
A Sociedade Francisco Manuel dos Santos SE (SFMS SE), dona da Jerónimo Martins, irá mudar a sua sede social de Lisboa para Amesterdão, onde já está a neerlandesa SFMS BV que controla o Pingo Doce.
Nos primeiros nove meses do ano, os cinco principais bancos em Portugal atingiram lucros recorde, acima dos 3,9 mil milhões de euros.
O Governo pretede relançar o processo de privatização da TAP em 2025. O futuro comprador terá que manter a marca da TAP e o centro operacional e a sede em Lisboa.
Os trabalhadores portugueses a tempo inteiro ganham, em média, 23 mil euros brutos por ano, menos 10 mil que os homólogos espanhóis. Segundo o Eurostat, o ordenado médio anual é inferior à média comunitária e o nono mais baixo entre os países que compõem o bloco comunitário.
No terceiro trimestre de 2024, o salário médio líquido dos trabalhadores por conta de outrem disparou 9,9%, de 1.047 para 1.151 euros. Segundo o INE, a classe das Forças Armadas continua a beneficiar do maior incremento salarial (20,20%), seguindo-se os agricultores e pescadores (11,79%) e o pessoal administrativo (10,16%).
NAUTA DA SEMANA
Hoopers
Neemias faz o bloqueio, Ticha faz o alley oop, e a Hoopers marca!
A Hoopers acaba de fazer clutch points ao garantir um financiamento de 2,1 milhões de euros, liderado pela Buenavista Equity Partners e contando com investimentos de estrelas da NBA (Neemias Queta) e lendas da WNBA (Ticha Penicheiro). Com estes novos reforços, a startup portuguesa pretende expandir sua plataforma digital para conectar fãs, marcas e jogadores na América Latina, com foco inicial no México e olhos postos nos Estados Unidos.
Timeout… O que é a hoopers?
Fundada em 2019, a Hoopers é uma start-up portuguesa que transforma a interação dos fãs de basquetebol por meio de uma plataforma digital com IA e Web3. Conectando fãs, jogadores, clubes e marcas, a Hoopers cria experiências envolventes e personalizadas, colaborando com grandes parceiros no mercado norte americano, como a NBA e os Cleveland Cavaliers, e já fez slam dunks no Brasil. Os seus serviços vão desde a recuperação de campos a módulos de interação, através da captação de dados em tempo real para melhorar a experiência dos fãs e fornecer insights valiosos ao setor.
Através deste drible financeiro de capital, a Hoopers pretende não só aumentar sua presença no mercado latino-americano, mas também passar a ser titular nos EUA e desenvolver novos produtos. Quem sabe, com a expansão, um dia poderão ter um Hall of Fame de fãs… ou até recrutar um “King” LeBron para entrar no jogo da inovação.
RECOMENDAÇÃO
7 dicas para poupares mais e melhor
A sugestão desta semana é um artigo do Doutor Finanças que te dá conselhos úteis de poupança! Este artigo, intitulado “7 dicas práticas para aumentar a poupança” recomenda-te a:
Criar um orçamento mensal
Definir metas concretas e realistas
Automatizar transferências para poupar
Reduzir despesas desnecessárias
Fazer um consumo consciente
Avaliar outros gastos onde podes cortar
Investir no conhecimento
Como leitor da nauta, sabemos que este último já estás a cumprir à regra!
ABC DO DINHEIRO
Cartel
Em economia, um cartel é uma associação entre empresas concorrentes que, de forma secreta ou explícita, acordam controlar preços, limitar a produção ou dividir mercados para reduzir a concorrência e maximizar lucros. Esta prática é ilegal na maioria dos países, pois prejudica o livre funcionamento do mercado e pode ser prejudiconal para consumidores, que acabam pagando preços mais altos por menos opções.
Os cartéis são comuns em setores com poucas empresas dominantes, como o de petróleo, onde atuam para manter preços artificialmente elevados.
O adeus desta semana é um conselho para todos os futuros candidatos a cargos políticos: a economia ganha eleições! Não te esqueças, it’s the economy, stupid! E aqui fica também a nossa
Caixa de Sugestões onde podes pedir tópicos específicos para as próximas edições da tua nauta, coisinha sexy!
Qualquer feedback construtivo é muito bem vindo em [email protected]!
Memes
As cotações apresentam os resultados semanais dos ativos referenciados. As quatro primeiras são índices que combinam os desempenhos de conjuntos de empresas. O PSI é o índice português, o STOXX600 é o índice das 600 maiores empresas europeias, o S&P500 e o NASDAQ são ambos dos EUA. As seguintes quatro são mercadorias e moedas. EUR/USD é o câmbio entre o euro e o dólar americano, gold é ouro, oil é petróleo bruto e bitcoin é a mais popular criptomoeda (em euros).
As quatro últimas são ações de empresas que tiveram desempenhos notáveis durante a semana. Nesta semana temos PLTR para a Palantir, TSLA para a Tesla, VWS para a Vestas e EDPR para a EDP Renováveis.
A nauta é um boletim informativo semanal sobre a atualidade económica, financeira e empresarial, escrita em língua portuguesa. Não é jornalismo nem consultoria financeira, mas uma oportunidade para aprofundares os teus conhecimentos nestes temas e acompanhares o essencial do mundo dos negócios e mercados financeiros.
Escrita por João Ornelas Raínho, Mário de Pinto Balsemão e Nuno Martins.