- nauta
- Posts
- O Esquema em Piramide do Figo
O Esquema em Piramide do Figo
âaa17 de Agosto de 2024
Bom dia, coisinha sexy!
Estamos a meio de agosto e o país está parado, mas não o mundo dos mercados!
Nesta semana escrevemos sobre sabotagem geopolítica na Europa, sobre esquemas em pirâmide e monopólios e sobre os melhores negócios do ano.
Tempo estimado de leitura: 19 minutos.
Vamos lá!
PSI 1,26% | STOXX600 2,14% | S&P500 3,23% | NASDAQ 5,51% |
EUR/USD 0,87% | GOLD 3,19% | OIL -0,38% | BITCOIN -1,19% |
AAPL 4,60% | GOOGL -0,96% | GALP 4,34% | EDPR -1,20% |
MERCADOS FINANCEIROS
Praça do Comércio
Depois da tempestade vem a bonança.
A semana passada foi insana - colapsaram os mercados asiáticos e, por momentos, o pânico esteve perto de alastrar-se a todos os mercados mundiais - mas a estabilidade europeia e a ganância americana inverteram a tendência e tudo correu bem.
Nesta semana, tudo correu ainda melhor: foi a melhor prestação semanal de Wall Street (deste ano). Isto antes do discurso, na próxima semana, de Jerome Powell, presidente da Reserva Federal dos EUA. Os investidores acreditam que, dados os resultados promissores da economia americana ( parece estar ainda afastada da eventual recessão), Jerome Powell cortará os juros em um quarto de um ponto percentual, em setembro.
Apesar dos resultados “eufóricos”, por exemplo a CrowdStrike (empresa que causou o crash informático do século) aceitou um prémio de Falhanço Mais Épico, a perigosa volatilidade continua a pairar sobre os mercados.
Então, o que é o pior que pode acontecer, agora que os americanos parecem finalmente dispostos a cortar os juros? Bem, o Politico eleva a Teoria do Caos ao nível máximo e descreve o Apocalipse dos Mercados… que pode nunca acontecer!
A verdade é que há um indicador chave do caos: o preço do ouro.
O ouro atingiu um máximo histórico: 2500 dólares!
No meio disto tudo, os investidores e as empresas tentam navegar em segurança, até as marés da inflação acalmarem e os ventos da recessão deixarem de soprar… mas uns navegam melhor que outros: a Google foi consierada um monopólio* e o Departamento de Justiça dos EUA pondera desmantelar a gigante tecnológica.
Nos mares do caos não há Armadas Invencíveis.
ECONOMIA
Amigos amigos, negócios à parte
A Alemanha encontrou o responsável pela sabotagem nos gasodutos Nord Stream.
A Alemanha emitiu um mandato de captura internacional para um ucraniano, que é o suspeito de ser o responsável pela sabotagem dos gasodutos Nord Stream, em 2022.
A 26 de setembro de 2022, 7 meses após a invasão da Ucrânia, foram reportadas várias explosões perto da ilha de Bornholm, Dinamarca. Estas explosões danificaram severamente os gasodutos, praticamente inutilizando-os.
As subsequentes investigações concluíram que se tratara de um ato de sabotagem, provavelmente praticado por um grupo pró-Ucrânia. O objetivo seria cortar o transporte de gás russo para a Alemanha, impedindo que o regime de Putin beneficiasse da venda deste recurso natural.
O que é o Nord Stream?
Nord Stream é o nome de uma rede de gasodutos submarinos que transportam gás natural através do Mar Báltico, desde a Rússia até à Alemanha, fornecendo energia a muitos países da Europa Ocidental. Estes gasodutos são detidos maioritariamente pela Gazprom, que é controlada diretamente pelo governo Russo.
Uma característica importante do Nord Stream é que, sendo uma infraestrutura submarina, é a melhor forma de a Rússia enviar gás para a Europa Ocidental, pois não tem de passar pelo território de países como a Ucrânia ou a Polónia.
A construção do Nord Stream foi, desde sempre, um ponto de discórdia entre os governos internacionais, com várias críticas (principalmente dos EUA) a referirem que este projeto iria aumentar a dependência da Europa Ocidental do gás natural russo.
A União Europeia, desde 2022, procurou diversificar as fontes de importação de gás natural. Em 2023, a maior parte do gás natural proveio da Noruega e dos EUA, com apenas 15% a ser importado da Rússia. No entanto, esta diversificação tem consequências, desde logo a subida dos preços da energia.
EMPRESAS
Olho no fogão!
Os esquemas em pirâmide vão do alfa ao Omega.
OmegaPro - não, não é aquele suplemento alimentar que encontras no salmão - é o nome de um dos mais recentes esquemas em pirâmide que já lesou milhões de pessoas em todo o mundo.
A OmegaPro apresentava-se como uma empresa de investimento com sede em Londres e no Dubai, e prometia retornos de até 300% em 16 meses através de investimentos em criptomoedas.
Este esquema atraía vítimas através de enormes campanhas de marketing, incluindo patrocinar eventos com celebridades como Luís Figo e Iker Casillas. A OmegaPro prometia uma rentabilidade até 300% em 16 meses.
Os alegados fundadores desta burla "apostaram em captar como clientes pessoas que têm pouca literacia financeira, que não são muito ricas, criando todo um marketing à volta do negócio que envolveu a contratação como embaixadores da marca estrelas do futebol e do cinema, e fazer convenções com gurus de liderança e de gestão em hotéis de luxo", afirmou Lars Olofsson, um advogado que representa muitos dos lesados.
As vítimas podiam entrar no esquema com apenas € 100, mas eram incentivados a desembolsar quantias cada vez maiores para subir patamares num ranking que prometia prémios como viagens, telemóveis ou computadores.
Os representantes legais das vítimas pedem que também as celebridades que ajudaram a promover a OmegaPro sejam responsabilizadas pelas avultadas perdas das vítimas. Só em Portugal, foram identificados 156 potenciais lesados.
Ronaldinho, Figo, Kaká e Falcão num jogo de futebol promovido pela OmegaPro.
A ACONTECER
Os 10 maiores negócios de 2024
No primeiro semestre de 2024, o mercado de fusões e aquisições registou uma série de operações de grandes dimensões envolvendo empresas nacionais.
As 10 maiores operações empresariais contaram com valores acima dos 100 milhões de euros e abrangem vários setores, desde os biocombustíveis à banca:
Venda de ativos da EDP no Brasil (Energia). A EDP Brasil vendeu duas linhas de transmissão (EDP Transmissão SP-MG e Mata Grande Transmissão de Energia) com uma extensão total de 857 km à brasileira Edify Empreendimentos e Participações, no valor de 482 milhões de euros.
Venda da Cimpor a uma empresa taiwanesa (Construção). Os turcos da Oyak venderam os 60% que detinham na Cimpor à Taiwan Cement Corporation (TCC), que já controlava 40% do capital da empresa portuguesa. A TTC passou, assim, a ser a única acionista da Cimpor, num negócio de 480 milhões de euros, e o 3º maior player internacional no mercado de cimento.
Parceria da Galp Energia e Mitsui (Biocombustíveis). Foi concretizada uma parceria entre a Galp e os japoneses da Mitsui & Co (75%/25%), no valor de 400 milhões de euros. Esta irá resultar no desenvolvimento de uma unidade adjacente à refinaria de Sines com capacidade de 270 mil toneladas para produzir e comercializar biocombustíveis avançados.
Vision-Box passa para Espanha (Tecnologia). Os espanhóis da Amadeus adquiriram na totalidade o capital da empresa portuguesa Vision-Box, líder na oferta de soluções biométricas para aeroportos e companhias aéreas, num negócio de 320 milhões de euros.
Venda do Eurobic à Abanca (Financeiro). Os galegos do Abanca concretizaram a compra da totalidade do capital do Eurobic, por 300 milhões de euros, tornando-se na sétima maior instituição bancária em Portugal.
Portefólio de imóveis em Portugal e Espanha (Imobiliário). A SFP UK Holdco, uma holding sediada no Reino Unido e subsidiária do grupo suíço Swiss Finance & Property Group (SFP), adquiriu uma participação maioritária na Next Gen Stays, da empresa holandesa Redevco, composta por seis ativos imobiliários localizados em Lisboa, Porto, Bilbau, Málaga e Sevilha. Esta aquisição rondou os 300 milhões de euros.
Compra da Greenvolt (Energias renováveis). Os norte-americanos da Kohlberg Kravis Roberts (KKR), através da sociedade GVK Omega, compraram ações dos sete principais acionistas da Greenvolt, que controlavam 60,86% do capital da empresa, por 200 milhões de euros. A KKR passou, então, a controlar direta e indiretamente 78,9% do capital da Greenvolt.
Mistura de energias (Tecnologia). A Njord Partners vendeu a sua posição na SolidAl – Condutores Elétricos à dinamarquesa NKT, uma das principais empresas de cabos de energia do mundo, por 192 milhões de euros.
A joia da hotelaria portuguesa (Hotelaria). O banco brasileiro BTG Pactual adquiriu o hotel The Oitavos, numa operação de 150 milhões de euros, por via de um fundo financiado por clientes do banco que vivem na Europa e nos EUA. Posteriormente, o fundo também adquiriu junto da banca uma série de créditos dados como incobráveis da sociedade que detinha o hotel.
O investimento na Powerdot (Mobilidade). Os acionistas Antin Infrastructure Partners e o Grupo Arié investiram 100 milhões de euros na Powerdot, para acelerar a expansão da rede de carregamentos elétricos pela Europa.
Rapidinhas
O projeto-piloto da disciplina de literacias no secundário vai avançar no próximo ano letivo. Sete escolas vão testar esta nova disciplina obrigatória focada em matérias de literacia financeira, política, democrática e de análise de dados.
A venda da Farfetch aos sul-coreanos da Coupang levou a um plano de reestruturação, que incluiu a dispensa de 25-30% dos colaboradores e a reorganização da empresa em Guimarães, Porto e Lisboa.
Os Países Baixos são o novo destino de eleição dos jovens emigrantes portugueses. Os salários altos e a maior flexibilidade são os fatores determinantes.
Os preços elevados estão a afastar os portugueses da classe média do Algarve. Em compensação, o número de estrangeiros tem aumentado.
Segundo a Deloitte, apenas um terço dos portugueses consegue poupar dinheiro no final do mês. 51% não consegue pagar uma despesa inesperada no espaço de três meses.
O aeroporto em Alcochete vai custar mais do que o permitido pela Comissão Europeia.
O turismo norte-americano cresceu 15% em Portugal no primeiro semestre do ano, face ao período homólogo de 2023, segundo os dados do INE.
Montenegro anunciou novas medidas: um suplemento extra (100 a 200 euros) para as pensões mais baixas já em outubro, um passe ferroviário de 20 euros mensais e mais vagas em medicina.
Portugal foi o 8º maior beneficiário líquido dos fundos comunitários do orçamento da UE em 2023, com 2.227,97 milhões de euros.
Os produtores de vinho enfrentam vários desafios, como a diminuição do consumo e o aumento da concorrência estrangeiros. Alguns produtores ameaçam deixar uvas por vindimar.
A Direção-Geral do Consumidor (DGC) quer multar 3 empresas por utilizarem a bandeira nacional para vender bebidas alcoólicas.
NAUTA DA SEMANA
Bling Energy
Casa Suja, chão sujo, mas energia limpa!
Quem são?
Bling Energy, uma startup portuguesa focada na transição energética residencial, firmou uma parceria estratégica com a LONGI, multinacional chinesa que é líder global na produção de painéis solares.
Porque estão a ser destacados?
A LONGI, reconhecida como uma das melhores marcas de 2024, fornecerá exclusivamente à Bling Energy painéis fotovoltaicos com 25 anos de garantia, utilizando tecnologia avançada que melhora a eficiência e a estética das instalações solares residenciais e permite aos consumidores aproveitarem cada raio de sol, enquanto desfazem o bronze à pedreiro.
Bernardo Fernandez, fundador da Bling Energy, comentou que a parceria com a LONGI é uma escolha solarmente acertada, dada à sua reputação e qualidade. Esta colaboração reforça o compromisso da Bling Energy em oferecer soluções sustentáveis que não queimem o orçamento dos clientes, graças ao seu modelo de subscrição inovador.
Hugo Fernández, da LONGI Ibéria e França, destacou o alinhamento entre as duas empresas no compromisso com a excelência e inovação, apostando no mercado português para expandir a adoção de energia solar.
RECOMENDAÇÃO
Microgestão?
A nossa recomendação desta semana responde a uma preocupação dos que foram recém colocados numa posição de gestão. No entanto, se este (ainda) não for o teu caso, guarda estes conselhos para mais tarde.
Como novo gestor, podes ter dúvidas quanto ao grau de independência que deves conceder aos membros da tua equipa. Alguns líderes tendem a micro gerir, enquanto outros se tornam demasiado distantes, deixando que as suas equipas enfrentem os desafios sozinhas. Ambas estas abordagens podem levar a funcionários frustrados e desmotivados que podem estar mais inclinados a sair.
Este artigo da Harvard Business Review propõe considerares três questões, de modo a avaliares o teu estilo de gestão:
Preocupas-te excessivamente com a forma como és visto?
Refazes frequentemente o trabalho da tua equipa?
A tua equipa falha constantemente os prazos ou trabalha a um ritmo lento?
ABC DO DINHEIRO
Monopólio
Um monopólio ocorre quando uma única empresa ou entidade domina um mercado específico, controlando a oferta de um produto ou serviço com pouca ou nenhuma concorrência. Isto pode resultar em preços mais altos e menos inovação devido à falta de alternativas para os consumidores.
Um exemplo em Portugal foi a EDP (Energias de Portugal), que historicamente, teve um grande controlo sobre o mercado de eletricidade, embora a recente desregulamentação tenha introduzido alguma concorrência.
Na despedida desta semana queremos relembrar que a volatilidade é caótica e perigosa, mas é também uma oportunidade. Olho no fogão!
Qualquer feedback construtivo é muito bem vindo em [email protected]!
Memes
As cotações apresentam os resultados semanais dos ativos referenciados. As quatro primeiras são índices que combinam os desempenhos de conjuntos de empresas. O PSI é o índice português, o STOXX600 é o índice das 600 maiores empresas europeias, o S&P500 e o NASDAQ são ambos dos EUA. As seguintes quatro são mercadorias e moedas. EUR/USD é o câmbio entre o euro e o dólar americano, gold é ouro, oil é petróleo bruto e bitcoin é a mais popular criptomoeda (em euros).
As quatro últimas são ações de empresas que tiveram desempenhos notáveis durante a semana. Nesta semana temos AAPL para a Apple, GOOGL para a Alphabet (dona do Google), BCP para o BCP e EDPR para a EDP Renováveis.
A nauta é um boletim informativo semanal sobre a atualidade económica, financeira e empresarial, escrita em língua portuguesa. Não é jornalismo nem consultoria financeira, mas uma oportunidade para aprofundares os teus conhecimentos nestes temas e acompanhares o essencial do mundo dos negócios e mercados financeiros.
Escrita por João Ornelas Raínho, Mário de Pinto Balsemão e Nuno Martins.