• nauta
  • Posts
  • Paris vs. Crise da Habitação

Paris vs. Crise da Habitação

30 de Março

Bom dia, coisinha sexy!
Nós pedimos e vocês cumpriram, 100 leitores. Muito obrigado!
Mas as festividades não acabam por aí, estamos na Páscoa! É altura de aproveitar em família e esta edição da nauta vem mesmo a calhar, serás sem dúvida a pessoa mais inteligente à mesa. Escrevemos sobre a solução de Paris para a crise da habitação, os lucros da TAP, os novos benefícios das startups em Portugal e como podes ultrapassar a estagnação profissional.
Tempo de leitura estimado: 18 minutos.
Vamos lá!

Cotações & Ganha-pão

PSI 0,84% | STOXX600 0,70% | S&P500 0,31% | NASDAQ -0,034%

EUR/USD -0,34% | GOLD 2,64% | OIL 3,29%  | BITCOIN 0,35% 

META -4,26% | HSY -2,56% | SON 0,51% | EDPR -2,56%

MERCADOS FINANCEIROS

Praça do Comércio

Queríamos muito enviar um ovinho de Páscoa a cada leitor da nauta, mas infelizmente o cacau está a quase 10 mil dólares por tonelada. Espera, o quê!? Ah pois! É o ca-caos (ok, vamos parar).

A primeira vez que escrevemos sobre o preço do cacau, estava à volta dos 5000 dólares por tonelada. Desde aí o aumento tem sido exponencial.

O que se passa? Sarilhos na Costa de Marfim e no Gana, que juntos representam 60% da produção mundial. Por agora as empresas confeiteiras estão a gerir bem esta estrangulação no mercado. Quando não conseguirem, serão as nossas carteiras a ficar sem cacau.

Mas vamos aos mercados mais “normais”. O clima é: euforia! Este foi o melhor trimestre, a nível mundial, dos últimos 5 anos. A explosão da Inteligência Artificial (que tornou a NVIDIA rainha) e a esperança de cortes nos juros empurraram as empresas cotadas para excelentes desempenhos nos primeiros três meses de 2024.

Mas há aqueles que adivinham ventos sombrios nas marés que nos esperam - desde Josh Hussman, que previu os crashes de 2000 e 2008, ao banco JPMorgan… serão Velhos do Restelo ou profetas financeiros? O tempo dirá.

Até lá, ficamos com as suspeitas. Jeff Bezos e Mark Zuckerberg venderam ações tanto da Amazon como da Meta, o que pode indicar que acreditam na teoria de que o fim do ciclo positivo está próximo. O mesmo Mark Zuckerberg trocou de casaco com o CEO da NVIDIA, o que pode indicar que tem mau gosto. Ou então que a Meta terá ainda mais chips para desenvolver IA.

Aqui em Portugal também há movimentos interessantes. Lembras-te do que é uma Oferta Pública de Aquisição (OPA)? Escrevemos sobre isso no nosso último ABC do Dinheiro. Bem, a Sonae, dona do Continente, teve sucesso na OPA que lançou à Musti, uma empresa retalhista finlandesa especialista em animais de estimação. Por outro lado, desde 2022 a EDP Renováveis perdeu metade do seu valor na bolsa.

ECONOMIA

Eles olham para a esquerda e nacionaliza, eles olham para a direita e privatiza

A TAP S.A., a companhia aérea de bandeira portuguesa, recentemente apresentou lucros recorde. São boas notícias para uma empresa que já passou por muitos altos e baixos, especialmente desde o início da pandemia COVID-19. Vamos à história muito resumida.

A TAP foi fundada em março de 1945, por ordem de Humberto Delgado, o “general sem-medo”, à data Diretor do Secretariado da Aeronáutica Civil no Estado Novo. Até ao fim da ditadura, a TAP funcionou como um elo de ligação entre Portugal e o mundo, adicionando gradualmente várias rotas para a Europa, África e América.

Em 1975 tudo mudou, com a primeira nacionalização da TAP, e, na década de 1980, com o choque do petróleo e o aumento da concorrência, a TAP passou a gerar prejuízos avultados. Em 1994, dá-se o ponto de rutura, e o Governo viu-se obrigado a injetar o equivalente a 1450 milhões de euros para evitar o colapso da transportadora aérea. Ainda assim, a TAP só voltou aos lucros em 2003.

Também nesse ano foi constituída a TAP SGPS, empresa holding que passou a integrar várias subsidiárias como a TAP AIR Portugal, SA e a Portugália (não confundir com a lendária cervejaria).

Fast-forward para 2011. Em plena crise económica, José Sócrates, à data ainda primeiro-ministro, comprometeu-se com a Troika a privatizar a TAP. No entanto, só em 2015 (literalmente à última da hora) ficou finalizado o controverso processo de privatização, com 61% do capital social a ser vendido à esfera privada. Ah, mas 3 meses depois houve um volte-face: o novo executivo de António Costa alterou o acordo de venda e o Estado passou a deter 50% da empresa

E com isto chegamos a 2020. A TAP SGPS volta a bater recordes… de prejuízo - o acumulado de perdas chega aos 1418 milhões de euros. Altura para um novo resgate de 3200 milhões de euros, acompanhado de cortes salariais e despedimentos. Com resgate, uma nova estrutura societária: a TAP SA (“TAP boa”, é a empresa que detém a companhia aérea) deixa de ser uma subsidiária da TAP SGPS (“TAP má”). Esta é a estrutura que se mantém até hoje, com ambas as empresas a serem completamente públicas.

E resultados? Vamos a eles:

Na TAP SA (“TAP boa”):

NA TAP SGPS (“TAP má”):

HABITAÇÃO

Paris dos Parisienses, Lisboa dos…

Se és como nós, provavelmente gastas mais do que devias em viagens para grandes capitais europeias. Plano Poupança? Negligenciado. Plano Paris? Aprovado!

Não obstante a importância de poupar, visitar cidades como Paris é uma boa oportunidade para alargar horizontes. E, se já foste a Paris, é também provável que tenhas questionado como é que a cidade é tão... Paris! Numa era onde as grandes cidades europeias definem-se pela gentrificação, Paris parece permanecer Paris. Mas porquê?

Porque as autoridades francesas investem imenso na habitação pública numa tentativa desesperada de manter parisienses em Paris. Não estamos a falar de blocos envelhecidos de habitações antissociais nos subúrbios da cidade, mas sim de construções novas e remodelações de apartamentos com vista para bairros lendários como o Quartier Latin. Vamos aos factos:

  • O preço de um apartamento, por metro quadrado, em Paris é superior a 1300 euros;

  • A renda mensal de uma habitação pública é de 6 a 13 euros por metro quadrado;

  • Nas últimas 3 décadas foram renovadas 82 mil habitações e construídos 14 mil apartamentos para estudantes;

  • 25% dos parisienses vivem em habitações públicas.

Mas nem tudo corre bem. Por exemplo, há 2,4 milhões de famílias numa lista de espera com mais de 6 anos. O problema está longe de estar resolvido, mas é inegável que Paris é dos parisienses. Dados os resultados, as autoridades procuram agora atingir 40% de habitação pública em 2035, divididos em 30% para habitações sociais e 10% para habitações “baratas” destinadas à classe média.

Utópico? Talvez. Mas não pioneiro, é que Viena está há um século no negócio da habitação pública e os resultados falam por si: a taxa de habitação pública chega aos 45%, tendo a cidade uma das rendas mensais médias mais baixas da Europa.

Por comparação, a nossa Lisboa está em segundo lugar (atrás de Amesterdão e dois lugares à frente de Paris). Se Paris pode estar no bom caminho, Lisboa não. As habitações vendidas continuam a decrescer ano a ano e as novas já chegam ao meio milhão, sabe-se agora que os Vistos Gold meteram o mercado da habitação sobre pressão.

E os preços deverão continuar a aumentar com a expansão do mercado americano em Portugal, sobretudo porque super-estrelas como a Daniela Melchior vão a talk-shows americanos “vender” pastéis de nauta nata. Por este andar, mais depressa conseguimos um apartamento com vista para a Torre Eiffel do que no Casal Ventoso.

A ACONTECER
Da multa milionária à prisão. Um possível aviso para Changpeng Zhao  👨‍⚖️⏳

Lembras-te, quando em novembro escrevemos sobre o Sam Bankman-Fried, aquele fundador da FTX que era um 'guru' das criptos, ter passado a trader de cavalas na prisão? Então, chegou o dia do juízo final e o rapaz apanhou 25 anos de “férias” na prisão! O juiz acrescentou que Bankman-Fried sabia bem o que andava a fazer, enquanto a FTX desabava em novembro.

E não te esqueças do caso da Binance,  em que o seu fundador Changpeng Zhao (CZ) esteve envolvido num caso de lavagem de dinheiro e violações de sanções, que o levaram a abandonar a liderança da empresa e pagar uma multa de 45 milhões de euros! Com Bankman-Fried atrás das grades e CZ multado, as criptos enfrentam uma mudança: transparência no setor ou mais escândalos? A nossa opinião:

🥚✨ 🍫 Startups: ovos Kinder para grandes começos!

As Startups em Portugal, responsáveis por gerar 2,3 mil milhões de euros e cerca de 25 mil empregos, receberam uns ovinhos da Páscoa, desde mimos fiscais e opções de ações*, a poderem pedir designação oficial! Agora, empresas com menos de 10 anos, menos de 250 colaboradores e menos de 50 milhões de faturação podem inscrever-se na Startup Portugal ou e-Portugal para desbloquear estas regalias.

As startups poderão beneficiar de um regime mais favorável de stock options*, com taxa única de 14% de IRC, aplicável no momento da liquidez, e a incentivos à contratação de talento estrangeiro. Além disso, para aquelas que já passaram a fase das fraldas empresariais, o estatuto de “scaleup" está à disposição. 

Rapidinhas

Excedente orçamental do antigo governo permitiu diluir as despesas do mesmo em 4 empresas privadas: BPN, Novo Banco, Efacec e EDP.

A Comissão Nacional de Proteção de Dados suspendeu por 90 dias as atividades de captura de dados biométricos da Worldcoin em Portugal.

Os 5 maiores bancos em Portugal pagaram 17% do IRC acumulado pelo Estado Português.

De carregar o FC Porto aos quartos-de-final em 2004, a ‘acartar’ vinhas às Costinhas no Douro, Francisco Costa tornou-se produtor de um dos melhores vinhos portugueses.

A UE lançou uma nova investigação à Apple, à Meta e à Alphabet.

As mulheres Millennials são a nova grande força impulsionadora da economia mundial, de acordo com um estudo que mostra que são mais ativas no mercado de trabalho, mais produtivas e investem mais dos seus rendimentos na economia.

NAUTA DA SEMANA
Tonic App

Com o sistema de saúde em Portugal a dar os seus tropeços, as empresas privadas decidiram dar uma mãozinha. Na semana passada foi a UpHill, e nesta é a Tonic App, uma startup de saúde digital, que levantou 10,85 milhões de euros numa ronda de financiamento para acelerar o crescimento (i.e., investimento Série A). O montante arrecadado permitirá reforçar a estratégia de inteligência artificial e entrar em novos mercados.

O que é e para que serve a Tonic App?

É um dispositivo médico digital, acreditado pela European Accreditation of Council como biblioteca digital, útil, não só para pacientes como também para os profissionais de saúde. Esta plataforma serve como uma base de dados que contém vagas de emprego de acordo com as demais especialidades médicas, auxilia o processo de diagnóstico e tratamento de doenças (e.g., insuficiência cardíaca), bem como aglomera e resume notícias e artigos científicos, contribuindo para a expansão do conhecimento e aprimoramento profissional.

RECOMENDAÇÃO

Como ultrapassar a estagnação no trabalho?

Estamos todos nos nossos primeiros anos de carreira e sabemos, por experiência própria, que é comum sentir estagnação no trabalho e consequentemente no percurso profissional.

Por isso a nossa recomendação desta semana é mais um espetacular artigo da Harvard Business Review, escrito por duas investigadoras especializadas na área, que apresenta soluções para quebrar a estagnação. Resumidamente:

  • Silenciar a voz crítica interna - aquela voz chata dentro de cada um de nós que mata todas as ideias à nascença e corta as asas da criatividade;

  • Abandonar todas as ideias pré-concebidas - isto aplica-se bem a toda a geração dos 90s. Ainda não somos especialistas pelo que entrincheirar a nossa metodologia de trabalho é muito deteriorante para o nosso desenvolvimento profissional;

  • Ser real - a falsa aparência de perfeição, muito procurada no mundo corporativo, é um obstáculo à resolução de problemas complexos. Problemas difíceis implicam falhar e errar, que fazem parte do processo e do crescimento pessoal.

ABC DO DINHEIRO
Opções

As opções, do inglês stock options, são uma forma de compensação, e são muito usadas por startups e empresas tecnológicas como forma alternativa de pagamento pelos serviços prestados. Na sua génese, as stock options são instrumentos financeiros que conferem ao seu detentor o direito, mas não a obrigação, de comprar ou vender um número específico de ações de uma empresa a um preço pré-determinado, conhecido como preço de exercício, dentro de um determinado período.

Na despedida desta semana, lembra-te de aproveitar a Páscoa junto dos que mais amas. Aproveitamos também para partilhar a história de como surgiu a nauta - os nossos primeiros passos.

Meme

As cotações apresentam os resultados semanais dos ativos referenciados. As quatro primeiras são índices que combinam os desempenhos de conjuntos de empresas. O PSI é o índice português, o STOXX600 é o índice das 600 maiores empresas europeias, o S&P500 e o NASDAQ são ambos dos EUA. As seguintes quatro são mercadorias e moedas. EUR/USD é o câmbio entre o euro e o dólar americano, gold é ouro, oil é petróleo bruto e bitcoin é a mais popular criptomoeda (em euros).

As quatro últimas são ações de empresas que tiveram desempenhos notáveis durante a semana. Nesta semana temos META para a Meta, HSY para a Hershey , SON para a Sonae e EDPR para a EDP Renováveis.

A nauta é um boletim informativo semanal sobre a atualidade económica, financeira e empresarial, escrita em língua portuguesa. Não é jornalismo nem consultoria financeira, mas uma oportunidade para aprofundares os teus conhecimentos nestes temas e acompanhares o essencial do mundo dos negócios e mercados financeiros.

Escrita por João Ornelas Raínho, Mário de Pinto Balsemão e Nuno Martins