- nauta
- Posts
- Vencedores e Perdedores da Inteligência Artificial
Vencedores e Perdedores da Inteligência Artificial
5 de Outubro de 2024
Bom dia, coisinha sexy!
Nesta semana escrevemos sobre os vencedores e perdedores da IA, sobre as negociações do OE2025 e sobre o impacto do conflito no Médio Oriente nos mercados financeiros.
Vamos lá!
PSI -2,29% | STOXX600 -1,61% | S&P500 0,40% | NASDAQ 0,22% |
EUR/USD -1,38% | GOLD -0,067% | OIL 8,78% | BITCOIN -0,40% |
NVDA 5,69% | INTC -4,80% | GALP 3,72% | EGL -3,62% |
MERCADOS FINANCEIROS
Praça do Comércio
Mais uma vez, caos.
Quase um ano depois do início do conflito no Médio Oriente, a guerra ganhou agora outra dimensão com a invasão de Israel ao sul do Líbano. O objetivo desta invasão é eliminar o Hezbollah, metade milícia e metade partido político, um grupo apoiado pelo Irão e com presença no Governo e no Parlamento Libanês.
Desde o início do conflito em Gaza que as tensões entre Israel e o Hezbollah aumentaram, sendo que o assassinato do líder do Hezbollah, Sayyed Hassan Nasrallah, via míssil aéreo, marcou a nova fase daquela que já é um conflito abrangente no Médio Oriente.
Infelizmente, há poucos sinais de abrandamento na escalada de tensões. O Irão respondeu à invasão do Líbano com quase 200 mísseis balísticos disparados contra Israel e agora o mundo inteiro sustém a respiração para ver qual será a retaliação.
Mas aparentemente… não os mercados!
É que, como mostra o nauta-ómetro (em cima), estamos a 1% da ganância extrema!
Como temos escrito, o caos geopolítico valoriza algumas comodidades vistas como portos seguros. O ouro é o tradicional vencedor das eras caóticas da história da Humanidade, embora recentemente a bitcoin esteja também a tornar-se um “Porto Santo”. E, quando o caos é no Médio Oriente, o petróleo tende a valorizar porque a sua oferta fica em risco - aliás, o petróleo valorizou instantaneamente!
Mas um conflito alargado no Médio Oriente é uma tempestade que ameaça não só a oferta de petróleo, Joe Biden já veio dizer que não atacaria as explorações petrolíferas de Irão se estivesse no lugar de Israel, mas também as cadeias de abastecimento do planeta. É que o Médio Oriente serve de rota de passagem das mesmas e qualquer constragimento pode afetar negativamente a economia mundial.
Se calhar vencemos a inflação, mas o caos continua.
STARTUPS
Dito e Feito - A Morte da OpenAI
A nova ronda de investimento na OpenAI é histórica. O valor é recordista e a moralidade uma tragédia.
Não, a “empresa” OpenAI não vai a lado nenhum, mas deixou de ser Open. Ou melhor, vai deixar de ser, eventualmente. Como a tua nauta previu há 4 meses atrás e como escrevemos na semana passada, houve uma nova ronda de investimento na OpenAI. É a maior ronda de investimento da História, 6,6 mil milhões de dólares, com a empresa agora avaliada em 157 mil milhões.
Agora a liderar a “revolução” da IA não só em termos tecnológicos como também em termos financeiros, a OpenAI tem o caminho livre para investir em mais computação e em staff altamente talentoso… mas o que custa vender a alma?
A ronda, liderada pela Thrive Capital e a incluir pesos pesados como Microsoft, Nvidia e SoftBank, implica a transição de organização sem fins lucrativos para uma empresa com fins (muito) lucrativos - um pacto com o diabo! E nos dois sentidos, pois as empresas que participaram nesta ronda não podem investir noutras startups de IA como a xAI de Elon Musk e a Anthropic, rival principal da OpenAI.
Ronda de investimento a ronda de investimento, a OpenAI abandona a parte mais importante da sua missão de desenvolver a super inteligência artificial (AGI, do inglês Artificial General Intelligence) - a parte que diz: “para o benefício de toda a humanidade”…
E vender a alma implica sempre um sacrifício, não é? Esta transformação está a trair a cultura da OpenAI e das 13 pessoas que fundaram a organização em 2015, só restam 3.
EMPRESAS
Intel - os altos e baixos da revolução da IA
Em tempos a campeã mundial dos chips e computação, a Intel está a ser a grande derrotada da IA. As ações caíram quase 40% nos últimos 12 meses.
Fundada em 1968, a americana Intel Corporation tornou o Vale do Silicone no… Vale do Silicone! Um dos seus co-fundadores, Gordon Moore, “inventou” a lei de Moore* que rege o mundo moderno. E a Intel ter sido fundada por pioneiros dos semicondutores explica o porquê dos chips da empresa estarem em praticamente todos os computadores e telemóveis que existem. Mas como é que a empresa que fundou o mundo moderno está à rasca durante o boom da inteligência artificial?
É que a Nvidia, focada em placas gráficas para videojogos, transitou a sua tecnologia para processadores de IA e tornou-se o pilar desta revolução. Até o próprio CEO da OpenAI procura usar a IA para alcançar a lei de Moore para tudo!
Mas esta duplicação de “brinquedos” a cada dois anos tem limites físicos que são bem reais e chocam com a profecia do co-fundador da Intel - o tamanho dos átomos e a nossa capacidade de manipular eletrões! Ou seja, a não ser que haja um contínuo investimento em tecnologia de ponta, os chips deixam de ser os melhores do mercado e as receitas vão diminuir… Não é por acaso que o CEO da Nvidia diz que a lei de Moore está morta (e o CEO da Intel discorda).
Os resultados estão à vista:
A Intel sobrestimou as suas receitas baseadas em cenários da pandemia;
A sua tecnologia, ultrapassada, levou ao abandono de parcerias históricas como com a Apple;
As margens ficaram mais apertadas e 15% dos trabalhadores tiveram de ser despedidos;
A gigante passou para trás da Nvidia e da Samsung.
Todas as revoluções têm os seus campeões… e os seus perdedores.
A ACONTECER
Olha que o meu Governo é maior que o teu!
5 dias antes do prazo de entrega do Orçamento, as comadres não se entendem.
A novela low-cost do Orçamento teve um novo capítulo esta semana. Após um tenso debate na Assembleia da República, entre Montenegro e Pedro Nuno Santos, o primeiro-ministro vestiu o seu fato de Don Corleone e falou ao país, apresentando a PNS an offer he can’t refuse:
No IRC, o Governo reduziu a descida para apenas 1% em 2025, com vista a chegar a uma taxa de 17% até ao final do mandato.
No IRS Jovem, o Governo rasgou a proposta anterior (que, além de inconstitucional somava críticas) e decidiu adotar uma modulação da proposta socialista: isenções de 100%, no primeiro ano, 75%, entre o segundo e quinto anos, 50% entre o sexto e nono anos, e 25% de isenção, entre o 10º e 13º anos de atividade; até ao 6º escalão de rendimentos para jovens até aos 35 anos.
E agora será desta que o Orçamento vai ser viabilizado? Parece que não, pois PNS já veio afirmar que o PS vai apresentar mais uma contra-proposta, pois não concorda com a descida do IRC e com prazo de 13 anos do IRS Jovem.
A bombástica situação internacional e o bom cumprimento do PRR pedem urgentemente a aprovação do OE 2025. Este pissing contest entre Governo e Oposição ameaça umas eleições antecipadas que nenhum português quer. Entendam-se!!!
De 50 em 50 euros, enche o português a carteira 🐔
Esta terça-feira, o Governo, as quatro confederações empresariais e a UGT assinaram o novo acordo tripartido de valorização salarial e crescimento económico para 2025-2028. Sem surpresas , a CGTP ficou de fora. Para o próximo ano, o Governo propõe que a retribuição mínima garantida suba para 870 euros brutos, um aumento de 6,1% face aos atuais 820 euros e mais 15 euros face ao valor previsto no atual acordo de rendimentos (855 euros). O novo acordo revê em alta a trajetória do salário mínimo nacional, prevendo aumentos de 50 euros anuais até 2028.
Rapidinhas
55% do território português tem terras sem dono conhecido. Dos 278 municípios de Portugal Continental, 153 ainda não têm registo cadastral dos seus terrenos.
O barómetro da Fundação Francisco Manuel dos Santos, aponta que a corrupção é o ato imoral mais “socialmente condenável” pelos portugueses, enquanto a cunha é o “mais tolerado”.
O mês de outubro traz um duplo “brinde” para os reformados: o suplemento extraordinário até 200 euros e o alívio nas novas tabelas de retenção na fonte de IRS deixarão mais rendimento líquido na carteira dos contribuintes.
Portugal continua a ser um dos países europeus onde os preços dos imóveis mais sobem, mantendo-se longe da média da Zona Euro e da UE. No segundo trimestre, os preços registaram um aumento homólogo de 7,8%, um crescimento superior à subida média da UE (2,9%).
Montenegro reiterou que a privatização da TAP não avançará sem garantir o hub de Lisboa e a operação de rotas estratégicas para o país.
O programa Porta 65 passou a ter novas regras. O critério da renda máxima admitida por tipologia foi eliminado, passando a aplicar-se a renda máxima de referência. As candidaturas passam a ser avaliadas mensalmente.
O Governo já aprovou as condições da garantia do Estado para os jovens comprarem casa.
Foi aprovado um apoio de 4000 euros na compra de um veículo elétrico até 38 500 euros. Este apoio obriga ao abate do veículo antigo.
O Almirante Gouveia e Melo reclama o investimento em dois submarinos e mais navios como condição para continuar como Chefe de Estado-Maior da Armada.
As taxas europeias de importação de carros elétricos chineses irão mesmo avançar. Podem chegar aos 45%.
NAUTA DA SEMANA
Sogrape Ventures
A Sogrape Ventures, fundo de capital de risco da maior empresa de vinhos de Portugal, acaba de realizar o seu primeiro investimento numa startup espanhola. A escolhida foi a Candam Tech, que desenvolve soluções inovadoras para a gestão de resíduos, com um foco especial nas embalagens de bebidas, particularmente vidro e alumínio.
Fundada em 2019, a Candam Tech é pioneira em criar tecnologias como o RecySmart “Smart ring,” que utiliza IA para identificar os materiais de embalagem inseridos em contentores de reciclagem em tempo real. A startup já atua no mercado ibérico, colaborando com empresas de gestão de resíduos e municípios.
Com este apoio, a Candam conseguiu angariar 1,1 milhões de euros, uma quantia significativa para uma startup com potencial para transformar a reciclagem com tecnologia avançada, como o reconhecimento acústico de materiais, pode trazer benefícios tangíveis para o ambiente, as comunidades e a própria indústria, tanto em Portugal quanto na Península Ibérica e outros mercados estratégicos.
RECOMENDAÇÃO
O teu manual para comprar casa!
Achavas que era só preciso os 10% para a entrada da casa? Pensa de novo! Comprar uma casa pode ser mais complicado do que montar móveis do IKEA sem o manual para te orientar, ou o Manel para te safar. Felizmente, se tens menos de 35 anos, há uma série de apoios que te ajudam a ultrapassar os obstáculos financeiros, incluindo isenção de IMT, imposto do selo e emolumentos, além da possibilidade de financiar até 100% do valor do imóvel com a ajuda de uma garantia pública. Este guia do Doutor finanças é uma mais-valia que detalha os apoios disponíveis e oferece conselhos práticos para navegar com sucesso pelo processo de compra de casa.
ABC DO DINHEIRO
Lei de Moore
Ah, a lei que guiou todos os avanços tecnológicos das últimas 3 décadas… a Lei de Moore: “o número de transístores num circuito integrado duplica a cada 2 anos.”
Mas, o que raio significa isso?
A lei de Moore explicada para crianças: a cada 2 anos podes meter o dobro dos brinquedos na tua caixa de brinquedos, sem teres de mudar para uma caixa maior.
Isto explica o porquê de termos telemóveis modernos mais poderosos do que o indestrutível Nokia 3310 e mais poderosos do que os computadores que levaram os astronautas à Lua!
No adeus desta edição, refletimos sobre a nova fase da OpenAI, que trocou a sua missão altruísta por um pacto corporativo lucrativo. A busca pela AGI agora vem com um preço elevado. Uns confusos, outros assertivos e Portugal ainda sem acordo orçamental definido. Com a nossa sorte, estão a demorar para nos incluir nele!
Qualquer feedback construtivo é muito bem vindo em [email protected]!
Memes
As cotações apresentam os resultados semanais dos ativos referenciados. As quatro primeiras são índices que combinam os desempenhos de conjuntos de empresas. O PSI é o índice português, o STOXX600 é o índice das 600 maiores empresas europeias, o S&P500 e o NASDAQ são ambos dos EUA. As seguintes quatro são mercadorias e moedas. EUR/USD é o câmbio entre o euro e o dólar americano, gold é ouro, oil é petróleo bruto e bitcoin é a mais popular criptomoeda (em euros).
As quatro últimas são ações de empresas que tiveram desempenhos notáveis durante a semana. Nesta semana temos NVDA para a Nvidia, INTC para a Intel Corporation, GALP para a Galp e EGL para a Mota-Engil.
A nauta é um boletim informativo semanal sobre a atualidade económica, financeira e empresarial, escrita em língua portuguesa. Não é jornalismo nem consultoria financeira, mas uma oportunidade para aprofundares os teus conhecimentos nestes temas e acompanhares o essencial do mundo dos negócios e mercados financeiros.
Escrita por João Ornelas Raínho, Mário de Pinto Balsemão e Nuno Martins.