• nauta
  • Posts
  • Vencedores e Perdedores da Inteligência Artificial

Vencedores e Perdedores da Inteligência Artificial

5 de Outubro de 2024

Bom dia, coisinha sexy!
Nesta semana escrevemos sobre os vencedores e perdedores da IA, sobre as negociações do OE2025 e sobre o impacto do conflito no Médio Oriente nos mercados financeiros.
Vamos lá!

PSI -2,29%

STOXX600 -1,61%

S&P500 0,40%

NASDAQ 0,22%

EUR/USD -1,38%

GOLD -0,067%

OIL 8,78%

BITCOIN -0,40%

NVDA 5,69%

INTC -4,80%

GALP 3,72%

EGL -3,62%

MERCADOS FINANCEIROS

Praça do Comércio

Mais uma vez, caos.

Quase um ano depois do início do conflito no Médio Oriente, a guerra ganhou agora outra dimensão com a invasão de Israel ao sul do Líbano. O objetivo desta invasão é eliminar o Hezbollah, metade milícia e metade partido político, um grupo apoiado pelo Irão e com presença no Governo e no Parlamento Libanês.

Desde o início do conflito em Gaza que as tensões entre Israel e o Hezbollah aumentaram, sendo que o assassinato do líder do Hezbollah, Sayyed Hassan Nasrallah, via míssil aéreo, marcou a nova fase daquela que já é um conflito abrangente no Médio Oriente.

Infelizmente, há poucos sinais de abrandamento na escalada de tensões. O Irão respondeu à invasão do Líbano com quase 200 mísseis balísticos disparados contra Israel e agora o mundo inteiro sustém a respiração para ver qual será a retaliação.

Mas aparentemente… não os mercados!

É que, como mostra o nauta-ómetro (em cima), estamos a 1% da ganância extrema!

Como temos escrito, o caos geopolítico valoriza algumas comodidades vistas como portos seguros. O ouro é o tradicional vencedor das eras caóticas da história da Humanidade, embora recentemente a bitcoin esteja também a tornar-se um “Porto Santo”. E, quando o caos é no Médio Oriente, o petróleo tende a valorizar porque a sua oferta fica em risco - aliás, o petróleo valorizou instantaneamente!

Mas um conflito alargado no Médio Oriente é uma tempestade que ameaça não só a oferta de petróleo, Joe Biden já veio dizer que não atacaria as explorações petrolíferas de Irão se estivesse no lugar de Israel, mas também as cadeias de abastecimento do planeta. É que o Médio Oriente serve de rota de passagem das mesmas e qualquer constragimento pode afetar negativamente a economia mundial.

Se calhar vencemos a inflação, mas o caos continua.

STARTUPS

Dito e Feito - A Morte da OpenAI

A nova ronda de investimento na OpenAI é histórica. O valor é recordista e a moralidade uma tragédia.

Não, a “empresa” OpenAI não vai a lado nenhum, mas deixou de ser Open. Ou melhor, vai deixar de ser, eventualmente. Como a tua nauta previu há 4 meses atrás e como escrevemos na semana passada, houve uma nova ronda de investimento na OpenAI. É a maior ronda de investimento da História, 6,6 mil milhões de dólares, com a empresa agora avaliada em 157 mil milhões.

Agora a liderar a “revolução” da IA não só em termos tecnológicos como também em termos financeiros, a OpenAI tem o caminho livre para investir em mais computação e em staff altamente talentoso… mas o que custa vender a alma?

A ronda, liderada pela Thrive Capital e a incluir pesos pesados como Microsoft, Nvidia e SoftBank, implica a transição de organização sem fins lucrativos para uma empresa com fins (muito) lucrativos - um pacto com o diabo! E nos dois sentidos, pois as empresas que participaram nesta ronda não podem investir noutras startups de IA como a xAI de Elon Musk e a Anthropic, rival principal da OpenAI. 

Ronda de investimento a ronda de investimento, a OpenAI abandona a parte mais importante da sua missão de desenvolver a super inteligência artificial (AGI, do inglês Artificial General Intelligence) - a parte que diz: “para o benefício de toda a humanidade”…

E vender a alma implica sempre um sacrifício, não é? Esta transformação está a trair a cultura da OpenAI e das 13 pessoas que fundaram a organização em 2015, só restam 3. 

EMPRESAS

Intel - os altos e baixos da revolução da IA

Em tempos a campeã mundial dos chips e computação, a Intel está a ser a grande derrotada da IA. As ações caíram quase 40% nos últimos 12 meses.

Fundada em 1968, a americana Intel Corporation tornou o Vale do Silicone no… Vale do Silicone! Um dos seus co-fundadores, Gordon Moore, “inventou” a lei de Moore* que rege o mundo moderno. E a Intel ter sido fundada por pioneiros dos semicondutores explica o porquê dos chips da empresa estarem em praticamente todos os computadores e telemóveis que existem. Mas como é que a empresa que fundou o mundo moderno está à rasca durante o boom da inteligência artificial?

É que a Nvidia, focada em placas gráficas para videojogos, transitou a sua tecnologia para processadores de IA e tornou-se o pilar desta revolução. Até o próprio CEO da OpenAI procura usar a IA para alcançar a lei de Moore para tudo!

Mas esta duplicação de “brinquedos” a cada dois anos tem limites físicos que são bem reais e chocam com a profecia do co-fundador da Intel - o tamanho dos átomos e a nossa capacidade de manipular eletrões! Ou seja, a não ser que haja um contínuo investimento em tecnologia de ponta, os chips deixam de ser os melhores do mercado e as receitas vão diminuir… Não é por acaso que o CEO da Nvidia diz que a lei de Moore está morta (e o CEO da Intel discorda).

Os resultados estão à vista:

Todas as revoluções têm os seus campeões… e os seus perdedores.

A ACONTECER
Olha que o meu Governo é maior que o teu!

5 dias antes do prazo de entrega do Orçamento, as comadres não se entendem.

A novela low-cost do Orçamento teve um novo capítulo esta semana. Após um tenso debate na Assembleia da República, entre Montenegro e Pedro Nuno Santos, o primeiro-ministro vestiu o seu fato de Don Corleone e falou ao país, apresentando a PNS an offer he can’t refuse:

No IRC, o Governo reduziu a descida para apenas 1% em 2025, com vista a chegar a uma taxa de 17% até ao final do mandato.

No IRS Jovem, o Governo rasgou a proposta anterior (que, além de inconstitucional somava críticas) e decidiu adotar uma modulação da proposta socialista: isenções de 100%, no primeiro ano, 75%, entre o segundo e quinto anos, 50% entre o sexto e nono anos, e 25% de isenção, entre o 10º e 13º anos de atividade; até ao 6º escalão de rendimentos para jovens até aos 35 anos.

E agora será desta que o Orçamento vai ser viabilizado? Parece que não, pois PNS já veio afirmar que o PS vai apresentar mais uma contra-proposta, pois não concorda com a descida do IRC e com prazo de 13 anos do IRS Jovem. 

A bombástica situação internacional e o bom cumprimento do PRR pedem urgentemente a aprovação do OE 2025. Este pissing contest entre Governo e Oposição ameaça umas eleições antecipadas que nenhum português quer. Entendam-se!!!

De 50 em 50 euros, enche o português a carteira 🐔

Esta terça-feira, o Governo, as quatro confederações empresariais e a UGT assinaram o novo acordo tripartido de valorização salarial e crescimento económico para 2025-2028. Sem surpresas , a CGTP ficou de fora. Para o próximo ano, o Governo propõe que a retribuição mínima garantida suba para 870 euros brutos, um aumento de 6,1% face aos atuais 820 euros e mais 15 euros face ao valor previsto no atual acordo de rendimentos (855 euros). O novo acordo revê em alta a trajetória do salário mínimo nacional, prevendo aumentos de 50 euros anuais até 2028.

Rapidinhas

55% do território português tem terras sem dono conhecido. Dos 278 municípios de Portugal Continental, 153 ainda não têm registo cadastral dos seus terrenos.

O mês de outubro traz um duplo “brinde” para os reformados: o suplemento extraordinário até 200 euros e o alívio nas novas tabelas de retenção na fonte de IRS deixarão mais rendimento líquido na carteira dos contribuintes. 

Portugal continua a ser um dos países europeus onde os preços dos imóveis mais sobem, mantendo-se longe da média da Zona Euro e da UE. No segundo trimestre, os preços registaram um aumento homólogo de 7,8%, um crescimento superior à subida média da UE (2,9%). 

Montenegro reiterou que a privatização da TAP não avançará sem garantir o hub de Lisboa e a operação de rotas estratégicas para o país.

O programa Porta 65 passou a ter novas regras. O critério da renda máxima admitida por tipologia foi eliminado, passando a aplicar-se a renda máxima de referência. As candidaturas passam a ser avaliadas mensalmente.

Foi aprovado um apoio de 4000 euros na compra de um veículo elétrico até 38 500 euros. Este apoio obriga ao abate do veículo antigo.

O Almirante Gouveia e Melo reclama o investimento em dois submarinos e mais navios como condição para continuar como Chefe de Estado-Maior da Armada.

As taxas europeias de importação de carros elétricos chineses irão mesmo avançar. Podem chegar aos 45%.

NAUTA DA SEMANA
Sogrape Ventures

A Sogrape Ventures, fundo de capital de risco da maior empresa de vinhos de Portugal, acaba de realizar o seu primeiro investimento numa startup espanhola. A escolhida foi a Candam Tech, que desenvolve soluções inovadoras para a gestão de resíduos, com um foco especial nas embalagens de bebidas, particularmente vidro e alumínio.

Fundada em 2019, a Candam Tech é pioneira em criar tecnologias como o RecySmart “Smart ring,” que utiliza IA para identificar os materiais de embalagem inseridos em contentores de reciclagem em tempo real. A startup já atua no mercado ibérico, colaborando com empresas de gestão de resíduos e municípios.

Com este apoio, a Candam conseguiu angariar 1,1 milhões de euros, uma quantia significativa para uma startup com potencial para transformar a reciclagem com tecnologia avançada, como o reconhecimento acústico de materiais, pode trazer benefícios tangíveis para o ambiente, as comunidades e a própria indústria, tanto em Portugal quanto na Península Ibérica e outros mercados estratégicos.

RECOMENDAÇÃO

O teu manual para comprar casa!

Achavas que era só preciso os 10% para a entrada da casa? Pensa de novo! Comprar uma casa pode ser mais complicado do que montar móveis do IKEA sem o manual para te orientar, ou o Manel para te safar. Felizmente, se tens menos de 35 anos, há uma série de apoios que te ajudam a ultrapassar os obstáculos financeiros, incluindo isenção de IMT, imposto do selo e emolumentos, além da possibilidade de financiar até 100% do valor do imóvel com a ajuda de uma garantia pública. Este guia do Doutor finanças é uma mais-valia  que detalha os apoios disponíveis e oferece conselhos práticos para navegar com sucesso pelo processo de compra de casa. 

ABC DO DINHEIRO
Lei de Moore

Ah, a lei que guiou todos os avanços tecnológicos das últimas 3 décadas… a Lei de Moore: “o número de transístores num circuito integrado duplica a cada 2 anos.

Mas, o que raio significa isso?

A lei de Moore explicada para crianças: a cada 2 anos podes meter o dobro dos brinquedos na tua caixa de brinquedos, sem teres de mudar para uma caixa maior. 

Isto explica o porquê de termos telemóveis modernos mais poderosos do que o indestrutível Nokia 3310 e mais poderosos do que os computadores que levaram os astronautas à Lua!

No adeus desta edição, refletimos sobre a nova fase da OpenAI, que trocou a sua missão altruísta por um pacto corporativo lucrativo. A busca pela AGI agora vem com um preço elevado. Uns confusos, outros assertivos e Portugal ainda sem acordo orçamental definido. Com a nossa sorte, estão a demorar para nos incluir nele!

Qualquer feedback construtivo é muito bem vindo em [email protected]!

Memes

As cotações apresentam os resultados semanais dos ativos referenciados. As quatro primeiras são índices que combinam os desempenhos de conjuntos de empresas. O PSI é o índice português, o STOXX600 é o índice das 600 maiores empresas europeias, o S&P500 e o NASDAQ são ambos dos EUA. As seguintes quatro são mercadorias e moedas. EUR/USD é o câmbio entre o euro e o dólar americano, gold é ouro, oil é petróleo bruto e bitcoin é a mais popular criptomoeda (em euros).

As quatro últimas são ações de empresas que tiveram desempenhos notáveis durante a semana. Nesta semana temos NVDA para a Nvidia, INTC para a Intel Corporation, GALP para a Galp e EGL para a Mota-Engil.

A nauta é um boletim informativo semanal sobre a atualidade económica, financeira e empresarial, escrita em língua portuguesa. Não é jornalismo nem consultoria financeira, mas uma oportunidade para aprofundares os teus conhecimentos nestes temas e acompanhares o essencial do mundo dos negócios e mercados financeiros.

Escrita por João Ornelas Raínho, Mário de Pinto Balsemão e Nuno Martins.